Como garantir a segurança em casa: 5 dicas e curiosidades sobre segurança residencial para você

Escrito por Thiago Pinheiro

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Garantir um ambiente doméstico seguro é uma prioridade para a maioria de nós. A boa notícia é que, embora existam vários riscos sérios de segurança, a maioria deles é fácil de resolver com regras de segurança doméstica.

Se você estiver preocupado com a segurança atual da sua casa, este artigo será útil para você. Reunimos as medidas de segurança doméstica mais úteis e eficazes para prevenir acidentes e lesões.

Segurança Doméstica

Ter um conjunto de regras ajuda todos na família a entender plenamente os objetivos e expectativas. Estabelecer regras também ajuda a todos a se sentirem seguros e protegidos. 

Espera-se que as regras de segurança doméstica sejam seguidas por todos, não apenas pelas crianças. Elas também devem ser específicas e atender às necessidades da sua família.

Dê uma olhada neste guia com seis medidas de segurança comuns em casa. Essas são soluções rápidas, fáceis de implementar e simples para manter você e seus entes queridos fora de perigo.

1. Prepare uma lista de contatos de emergência.

Todos os membros da família, independentemente da idade, devem saber usar o telefone e pedir ajuda. Faça com que todos memorizem informações de contato importantes e saibam como reagir em caso de emergência doméstica.

Para crianças mais novas, faça uma lista dos contatos de emergência que elas possam acessar facilmente. Deve estar localizada em uma área central da casa, de fácil visualização em caso de emergência. 

A lista de contatos de emergência como o SAMU deve incluir números da delegacia de polícia local, corpo de bombeiros, serviços de emergência e médico da família. Também é útil ter o número de contato de um amigo ou parente de confiança na lista.

2. Instale câmeras de segurança.

Se sua casa tiver câmeras de segurança, todos devem entender como elas funcionam. Saiba como armar e desarmar o sistema de alarme ou talvez desativar um alarme falso. 

Também é importante saber localizar os botões de pânico e como ativá-los. Está comprovado que ter um sistema de alarme de segurança confiável em sua casa aumenta a segurança, não apenas contra roubos, mas também em incêndios domésticos, quedas de crianças e muito mais.

3. Mantenha extintores de incêndio ao seu alcance.

Ter extintores de incêndio é uma parte essencial da prevenção de incêndios. Em caso de emergência, você ganhará um tempo valioso se tiver seu(s) extintor(es) de incêndio ao seu alcance.

Leia o manual e entenda como utilizá-lo em caso de incêndio. Você vai querer começar a usá-lo rapidamente, em vez de gastar um tempo crítico tentando descobrir como o dispositivo funciona.

4. Aprenda Primeiros Socorros.

Como parte do seu plano de fuga de emergência residencial, certifique-se de que todos estejam treinados na administração de técnicas de salvamento. Isso inclui a realização de RCP e o uso do kit de primeiros socorros. 

Guarde o seu kit de primeiros socorros em um local de fácil acesso e saiba como utilizar tudo o que está dentro dele. 

Em casos mais graves, não hesite em chamar uma ambulância. Existem diversos tipos de ambulância preparadas para oferecer o atendimento correto.

Em casos mais graves, não hesite em chamar uma ambulância. Existem diversos tipos de ambulância que preparadas para o atendimento correto,

5 Crie um plano de fuga de emergência.

Um plano de fuga de emergência deve ser uma prioridade quando se trata de segurança doméstica. É importante saber quais medidas tomar em caso de desastre natural ou outras emergências. 

Deve conter saídas seguras, local de encontro, possível local de evacuação e kits de abastecimento de emergência.

Avalie esse post

Deixe um comentário