Plano de Aula sobre Setembro Amarelo

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio e a importância da saúde mental entre os alunos.
  • Desenvolver empatia e compreensão sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas que lidam com pensamentos suicidas.
  • Fomentar o diálogo aberto sobre saúde mental, fornecendo um espaço seguro para os alunos expressarem suas emoções e preocupações.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de experiências relacionadas à saúde mental.
  • Capacitar os alunos a identificarem sinais de alerta em si mesmos e nos outros, promovendo a cultura de ajuda.
  • Incentivar a busca de recursos e apoio psicológico, ressaltando que pedir ajuda é um ato de coragem.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode apresentar o tema do Setembro Amarelo e sua relevância no combate ao suicídio. É importante abordar os números e estatísticas que refletem a realidade do suicídio no Brasil, discutindo brevemente as causas que levam os indivíduos a essa situação extrema.

Em seguida, o professor pode fazer uma roda de conversa onde cada aluno pode dizer o que entende por saúde mental, estabelecendo um sentimento de comunidade e empatia. É essencial enfatizar que todos podem passar por dificuldades emocionais e que é normal buscar apoio.

Para despertar o interesse, o professor pode compartilhar histórias de superação de pessoas que conseguiram lidar com crises emocionais, destacando a importância do apoio e da conversa.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar revisando os conceitos de saúde mental abordados em aulas anteriores, focando na importância do autocuidado e como o ambiente pessoal e social afeta nossa saúde mental. Essa revisão pode ser feita através de uma breve discussão em grupos.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve apresentar os fundamentos sobre saúde mental, incluindo o que é o Setembro Amarelo, os sinais de alerta que indicam necessidade de ajuda e os recursos disponíveis para apoio, como clínicas e profissionais de saúde mental. É fundamental incluir dados e informações sobre a prevalência do suicídio, a fim de contextualizar a importância do acolhimento e da informação.

É importante que o professor incentive a participação ativa, fazendo perguntas e promovendo um diálogo aberto. Além disso, conectar o tema com situações do cotidiano e com figuras públicas que falam sobre suas lutas mentais pode ajudar os alunos a se sentirem mais identificados.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Oficina de criação de mensagens de apoio

Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar cartazes com mensagens positivas e de apoio, que poderão ser expostos na escola. Os materiais necessários incluem cartolinas, canetinhas e fitas adesivas.

Atividade 2: Role-playing de situações

Os alunos participarão de uma atividade de encenação onde podem representar cenários que envolvem pessoas em dificuldades emocionais e o papel de amigos acolhedores. Essa atividade permite que eles pratiquem a empatia e a escuta ativa, habilidades fundamentais para transformar a cultura de ajuda.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve promover uma reflexão sobre o que foi aprendido, pedindo que os alunos compartilhem como se sentiram nas dinâmicas e quais aprendizados consideram mais relevantes.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos poderão escrever em um papel, durante um minuto, suas impressões sobre a aula, destacando um conceito que os impactou e uma pergunta que ainda têm.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos assistam a um documentário ou leiam um artigo sobre saúde mental e tragam uma reflexão sobre o que aprenderam para a próxima aula.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos, enfatizando a importância de cuidar da saúde mental e de estar atento ao próximo. Ele deve ressaltá-los que aproximar-se dos temas de saúde mental não deve ser encarado como tabu, mas sim como uma parte fundamental do bem-estar geral.

O professor pode encerrar sugerindo que cada aluno tome uma pequena ação em prol da saúde mental, seja alguém conversar, buscar ajuda profissional ou simplesmente cuidar melhor de si mesmo.

Por fim, reforça-se que o Setembro Amarelo serve para lembrar que existem pessoas que se importam e que é importante cuidar da mente assim como cuidamos do corpo. Todos têm um papel a desempenhar no apoio às outras pessoas.

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