Plano de Aula: Sentimentos e Emoções para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar o entendimento dos sentimentos e emoções básicas, como alegria, tristeza, raiva e medo, e como expressá-los de maneira saudável. (Habilidade 1)
  • Desenvolver a empatia e a capacidade de reconhecer e respeitar os sentimentos dos outros. (Habilidade 2)
  • Incentivar a comunicação aberta e honesta sobre os sentimentos, promovendo um ambiente de apoio emocional. (Habilidade 3)
  • Estimular o autoconhecimento e a autorregulação emocional, ajudando as crianças a lidar com suas emoções de forma construtiva. (Habilidade 4)

1.2. Objetivos secundários:

  • Favorecer a construção de relações saudáveis e positivas entre os alunos, baseadas na compreensão e na aceitação mútua. (Habilidade 5)
  • Promover a expressão criativa das emoções através de atividades artísticas, como desenhos, músicas e dramatizações. (Habilidade 6)
  • Encorajar a resolução pacífica de conflitos e a cooperação na resolução de problemas emocionais. (Habilidade 7)

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, a professora pode começar conversando sobre os sentimentos e emoções básicas, como alegria, tristeza, raiva e medo, utilizando exemplos simples e ilustrações visuais. É importante criar um ambiente acolhedor e seguro para que os alunos se sintam à vontade para compartilhar seus próprios sentimentos.

Em seguida, a professora pode apresentar uma história ou um vídeo educativo que explore as diferentes emoções e como lidar com elas. Isso pode ajudar as crianças a identificar e nomear seus sentimentos, bem como a desenvolver a empatia ao ver como outras pessoas lidam com emoções semelhantes.

Para despertar o interesse dos alunos, a professora também pode propor atividades lúdicas, como jogos de imitação de expressões faciais, danças que representem diferentes emoções ou brincadeiras que envolvam dramatizações de situações emocionais.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

A professora deve iniciar a aula revisando as emoções discutidas na aula anterior e incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados desde então. É importante criar um ambiente de diálogo aberto e acolhedor, onde os alunos se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e emoções.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Em seguida, a professora pode apresentar uma lista de emoções básicas, mostrando ilustrações ou imagens que representem cada uma delas. Ela pode explicar o que cada emoção significa e como ela pode ser expressada de maneira saudável e respeitosa.

Durante essa apresentação, é importante incentivar a participação dos alunos, fazendo perguntas e promovendo a reflexão sobre suas próprias emoções. A professora também pode abordar a importância de reconhecer e respeitar os sentimentos dos outros, promovendo a empatia e a compreensão mútua.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Expressando emoções através da arte
Para esta atividade, os alunos podem desenhar ou pintar um quadro que represente uma emoção específica, como alegria, tristeza, raiva ou medo. Eles também podem escrever ou contar uma história curta sobre a emoção que escolheram, explicando o que a desencadeou e como lidaram com ela.

Atividade 2: Dramatização de situações emocionais
Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão cenários que envolvem diferentes emoções, como um amigo que se machucou, um presente inesperado, uma briga entre colegas, entre outros. Eles devem encenar a situação, expressando as emoções dos personagens e discutindo maneiras saudáveis de lidar com elas.

Essas atividades permitem que os alunos pratiquem a expressão e o reconhecimento de emoções, desenvolvam a empatia e a capacidade de lidar com diferentes situações emocionais de forma construtiva.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Ao final das atividades práticas, a professora deve reunir a turma para discutir o que foi aprendido. Ela pode fazer perguntas sobre como os alunos se sentiram ao expressar diferentes emoções e como lidaram com as emoções dos outros durante as dramatizações.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

A professora pode pedir aos alunos para compartilharem o que mais gostaram na aula, o que foi desafiador e se tiveram alguma dificuldade em expressar suas emoções. Ela pode incentivar a abertura e a honestidade, criando um ambiente de apoio mútuo e respeito.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Para a tarefa de casa, a professora pode sugerir aos alunos que mantenham um diário emocional, onde registrem suas emoções diárias e como lidaram com elas. Isso pode ajudá-los a desenvolver a autorreflexão e a prática da autorregulação emocional fora da sala de aula.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para encerrar a aula, a professora deve revisar os principais pontos discutidos, reforçando a importância de reconhecer e expressar emoções de maneira saudável e respeitosa. Ela pode destacar a importância da empatia e do respeito mútuo na construção de relacionamentos saudáveis e positivos.

A professora também pode incentivar os alunos a aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias, lembrando-os da importância de cuidar de si mesmos e dos outros emocionalmente. Ela pode enfatizar que a expressão e o reconhecimento de emoções são fundamentais para o desenvolvimento emocional e social saudável das crianças.

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