Plano de Aula sobre Violência para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de Aula sobre Violência na Educação Infantil

  1. Objetivos

    • Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
    • Objetivos principais:

      • Promover a compreensão das diferentes formas de violência, como a bullying e a violência doméstica, em um contexto apropriado à faixa etária das crianças.
      • Desenvolver habilidades emocionais e sociais que permitam às crianças expressar seus sentimentos e identificar comportamentos inadequados.
      • Criar um ambiente seguro onde as crianças se sintam à vontade para discutir seus medos e preocupações relacionadas à violência.

    • Objetivos secundários:

      • Incentivar a empatia entre as crianças, promovendo a compreensão do impacto da violência sobre os outros.
      • Facilitar o desenvolvimento de habilidades de resolução de conflitos, ajudando as crianças a encontrar formas pacíficas de lidar com desentendimentos.
      • Estimular a colaboração em grupo, de modo que as crianças aprendam a trabalhar juntas para criar soluções para problemas relacionados à violência.
      • Fomentar a comunicação, permitindo que as crianças expressem suas opiniões e sentimentos de maneira respeitosa e clara.

  2. Introdução

    • Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
    • O professor pode começar relembrando as crianças sobre a importância de respeitar o espaço e as emoções dos outros. Utilizar histórias simples que tratem de amizade e cuidados ajuda a estabelecer o tema.
    • Apresentar situações cotidianas que envolvam conflitos entre crianças, como brigas por brinquedos, e perguntar como elas se sentiriam e o que poderiam fazer para resolver esses conflitos.
    • Para contextualizar a importância do tema, o professor pode compartilhar uma breve história sobre um personagem que aprende a resolver suas diferenças sem recorrer à violência, ressaltando que todos podem aprender a se respeitar.
    • Para despertar o interesse, contar uma curiosidade sobre como diferentes culturas lidam com conflitos pode ser estimulante, assim como exibir ilustrações que representem solidariedade e respeito.

  3. Desenvolvimento

    • Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
    • Revisão dos conhecimentos anteriores

      • Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
      • O professor pode iniciar uma roda de conversa onde as crianças compartilham o que sabem sobre amizade e respeito. Isso ajuda a relembrar conceitos da aula anterior.

    • Apresentação da teoria

      • Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
      • O professor deve explicar as diferentes formas de violência de maneira lúdica, utilizando fantoches ou bonecos para dramatizar situações comuns.
      • Conduzir uma breve discussão sobre como a violência pode fazer outras pessoas se sentirem mal, mostrando a importância de respeitar uns aos outros.

    • Atividades práticas

      • Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
      • Atividade 1: Teatro de Fantoches

        • Criar pequenas cenas que mostrem comportamentos violentos e não violentos. As crianças podem atuar e interagir, discutindo após cada cena o que poderia ser feito de forma diferente.

      • Atividade 2: Desenho e Compartilhamento

        • Cada criança desenha uma situação onde alguém é respeitado. Depois, compartilham suas obras e falam sobre o que representam, promovendo a discussão sobre como se sentiriam se passassem pela situação retratada.

  4. Retorno

    • Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
    • Verificação do aprendizado

      • Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
      • O professor pode perguntar às crianças o que aprenderam sobre respeito e empatia, utilizando perguntas simples, como “O que você faria se visse um amigo triste?”

    • Feedback dos alunos

      • Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
      • Peça às crianças que desenhem uma situação em que ajudaram alguém, escrevendo uma palavra que representa como se sentiram. Isso ajudará a medir a compreensão do tema.

  5. Tarefa de casa

    • Estimativa de tempo: <5 minutos>
    • Os alunos podem ser incentivados a contar a história que fizeram em aula para um familiar, pedindo que compartilhem como devemos tratar uns aos outros. Isso reforça o aprendizado de maneira prática e engajadora.

  6. Conclusão

    • Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
    • O professor deve fazer um resumo sobre a importância do respeito e da empatia, reforçando como cada um pode contribuir para um ambiente mais seguro e acolhedor.
    • Além disso, é fundamental destacar que as crianças têm um papel importante em criar um ambiente onde todos se sintam seguros e respeitados, reiterando a ideia de que pequenas ações podem fazer uma grande diferença.

Avalie esse post

Deixe um comentário