Plano de aula: arte – Ensino Médio

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Fomentar a compreensão da relação entre arte e identidade cultural, analisando como a produção artística reflete e molda a cultura de um povo.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos para avaliar diferentes expressões artísticas e seu impacto nas sociedades.
  • Incentivar os alunos a reconhecerem e valorizarem a diversidade cultural através das artes.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade dos alunos a partir da criação de suas próprias obras de arte que expressem sua identidade.
  • Promover o trabalho colaborativo entre os alunos, valorizando diferentes perspectivas culturais na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação ao discutir suas obras e as de seus colegas.
  • Contribuir para a consciência crítica dos alunos sobre a importância das artes na viência e na formação das identidades culturais.
  • Estimular a pesquisa sobre diferentes manifestações artísticas em várias culturas.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve realizar uma breve recapitulação dos conceitos abordados na aula anterior sobre “Arte e Sociedade”. É essencial assegurar que todos os alunos tenham uma base sólida antes de mergulhar no tema atual.

O professor pode introduzir duas questões instigantes como ponto de partida: “Como a arte pode refletir a identidade cultural de um povo?” e “De que maneira a identidade cultural influencia as expressões artísticas?” Além disso, pode ser enriquecedor relacionar o assunto com as experiências vividas pelos alunos.

É importante contextualizar a relevância da arte na formação da identidade cultural, citando exemplos de como movimentos artísticos históricos, como o Modernismo ou o Barroco, influenciaram e foram influenciados pelo ambiente cultural de suas épocas.

Para despertar o interesse, o professor pode compartilhar curiosidades sobre artistas que expressaram sua cultura em suas obras ou sobre a importância do folclore e tradições locais nas artes visuais contemporâneas.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar revisando conceitos-artísticos anteriores abordados nas aulas, como diferentes movimentos artísticos, estilos e técnicas. Essa revisão pode ser realizada por meio de um debate em grupo ou um quiz rápido.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Em seguida, o professor explana a teoria sobre a relação entre arte e identidade cultural, discutindo como a arte é um meio de expressão que narra histórias, tradições e a vivência de um povo. É fundamental abordar a importância da diversidade cultural e como ela se manifesta nas artes por meio de diferentes estilos, técnicas e temas.

Durante essa apresentação, o professor deve estimular a participação dos alunos, fazendo perguntas que encorajem a reflexão crítica e a troca de ideias, utilizando exemplos de obras conhecidas que retratam questões identitárias.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando uma obra de arte pessoal

Os alunos serão convidados a criar uma obra de arte (pintura, colagem, ou desenho) que expresse sua identidade cultural ou suas raízes. Material necessário: papel, tintas, lápis de cor e recortes de revistas. Ao final, cada aluno deverá explicar suas escolhas e significados relacionados à sua obra.

Atividade 2: Pesquisa e apresentação sobre uma expressão artística

Os alunos em grupos menores investigarão diferentes expressões artísticas de culturas diversas (ex: música, dança, pintura) e como elas se conectam à identidade cultural. Cada grupo fará uma apresentação sobre suas descobertas, estimulando a troca de saberes e experiências.

Essas atividades propiciarão a aplicação de conceitos teóricos em práticas criativas, permitindo que os alunos vejam a relevância da arte e da identidade cultural em suas vidas e em diferentes sociedades.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor pode conduzir uma discussão em que os alunos compartilhem o que aprenderam, refletindo sobre como suas obras refletem sua identidade pessoal e cultural. Perguntas como: “O que você aprendeu sobre a relação entre arte e cultura a partir da sua criação?” podem ser utilizadas.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor deve coletar feedback dos alunos por meio de uma breve reflexão escrita, abordando questões como: “Qual foi a parte mais significativa da aula e por quê?” e “Quais são suas dúvidas sobre o tema tratado?” Isso ajudará a avaliar a compreensão e a eficácia da aula.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Os alunos devem pesquisar um artista de sua escolha que represente a identidade cultural de sua comunidade ou país e preparar uma apresentação oral para a próxima aula. Este exercício promoverá a ampliação do conhecimento e a valorização das expressões artísticas diversas.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os pontos principais discutidos sobre a arte e a identidade cultural, enfatizando como a arte serve como um espelho que reflete a diversidade das experiências humanas.

O professor pode sugerir recursos adicionais para que os alunos possam explorar mais sobre o tema, como livros, filmes e documentários que tratem das questões culturais e artísticas, como “O que é a Arte?” de Jorge Coli, ou “Frida, uma biografia” de Hayden Herrera, que analisa a vida e obra da icônica artista mexicana Frida Kahlo.

Por fim, é vital ressaltar aos alunos que a arte não é apenas um produto cultural, mas também uma forma de resistência e uma poderosa ferramenta de expressão que desempenha um papel crucial na construção da identidade de qualquer sociedade.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo