Plano de aula: as grandes navegações – 4º ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de aula: As Grandes Navegações

  1. Objetivos

    Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

    1. Objetivos principais:

      • Proporcionar uma compreensão profunda sobre as grandes navegações, suas causas e consequências no contexto histórico.
      • Desenvolver habilidades de análise crítica nos alunos, permitindo que eles interpretem como as navegações influenciaram o mundo moderno.
      • Incutir nos alunos a importância do patrimônio histórico e cultural que resulta das interações entre diferentes civilizações durante o período das grandes navegações.

    2. Objetivos secundários:

      • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história, incentivando a pesquisa e o uso de diferentes fontes.
      • Promover o trabalho em equipe, ao realizar atividades que exijam colaboração entre os alunos.
      • Fomentar habilidades de comunicação, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e reflexões sobre as grandes navegações.
      • Encorajar os alunos a relacionar os eventos históricos das grandes navegações com questões contemporâneas, como interculturalidade e globalização.

  2. Introdução

    Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

    O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos abordados em aulas anteriores sobre a Idade Média, preparando os alunos para a transição para a Idade Moderna.

    Em seguida, o professor pode apresentar duas perguntas provocativas: “Quais fatores motivaram as pessoas a navegar por mares desconhecidos?” e “Como as grandes navegações transformaram o comércio e a economia mundial?”.

    É fundamental contextualizar a relevância das grandes navegações, destacando como esse período foi crucial para a formação do mundo contemporâneo, promovendo a troca de culturas, ideias e produtos.

    Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades, como a variedade de produtos que foram trazidos para a Europa, como especiarias, e como essas intercâmbios moldaram os hábitos alimentares e culturais até hoje.

  3. Desenvolvimento

    Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

    1. Revisão dos conhecimentos anteriores

      Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

      O professor pode revisar os conhecimentos prévios, questionando os alunos sobre o que lembram da Idade Média e como isso se relaciona com as transformações que ocorrerão com as grandes navegações. Um quiz interativo pode ser um bom recurso para engajar os alunos.

    2. Apresentação da teoria

      Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

      O professor deve apresentar a teoria sobre as causas e as consequências das grandes navegações. É importante explorar a busca por novas rotas comerciais, o desejo de expandir territórios, e o impacto sobre as populações indígenas e o intercâmbio cultural.

      Durante a apresentação, o professor pode utilizar mapas e imagens das nações envolvidas, promovendo interações entre os alunos sempre que possível.

    3. Atividades práticas

      Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

      Atividade 1: Mapa da Descoberta

      Nesta atividade, os alunos trabalharão em grupos para criar um mapa ilustrativo das grandes navegações. Eles deverão identificar as rotas feitas por diferentes navegadores, as terras descobertas e as consequências dessas expedições. Materiais incluem papel, lápis e canetinhas.

      Atividade 2: Debate sobre Impactos

      O professor divide a turma em dois grupos: um que defenderá os impactos positivos das grandes navegações e outro que levantará os impactos negativos. Os alunos devem pesquisá-las e preparar seus argumentos. O debate deve ser moderado pelo professor para garantir que todos tenham a chance de se expressar.

  4. Retorno

    Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

    1. Verificação do aprendizado

      Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

      Após as atividades, o professor deve realizar um breve resumo com os alunos, debatendo o que aprenderam sobre as causas e os impactos das grandes navegações. Ele pode fazer perguntas como: “Que descobertas marcaram este período?” e “Como você acha que essas navegações mudaram a nossa história?”.

    2. Feedback dos alunos

      Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

      O professor pode pedir que cada aluno escreva, de forma anônima, o que mais gostou na aula e o que ainda gostaria de entender melhor. Essa prática permitirá coletar impressões sobre as atividades e ajustar o conteúdo de aulas futuras.

  5. Tarefa de casa

    Estimativa de tempo: <5 minutos>

    Para a tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos escrevam um pequeno resumo sobre um navegador famoso e sua contribuição para as grandes navegações. Além disso, devem trazer para a próxima aula três curiosidades sobre os impactos das grandes navegações.

  6. Conclusão

    Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

    Para finalizar a aula, o professor deve recapitular os principais pontos, destacando a importância das grandes navegações na formação do mundo moderno. É relevante reafirmar a conexão histórica entre as culturas e como esse período continua a influenciar a interação global atual, além de suas implicações para o comércio e para a colonização.

    O professor pode também sugerir materiais complementares, como livros e documentários que abordem de forma mais profunda o tema das grandes navegações.

    Encerre reforçando que entender esse aspecto da história é crucial para que os alunos tenham uma visão crítica do mundo em que vivem e reconheçam a importância de diferentes culturas, promovendo um sentimento de curiosidade e respeito pela diversidade.

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