Plano de aula: português – 4º ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

– Desenvolver habilidades de escrita e expressão oral, incentivando a criatividade dos alunos na produção de textos.

– Promover o entendimento das estruturas textuais e a importância da organização das ideias na comunicação escrita.

– Estimular o prazer pela leitura, demonstrando como a leitura influencia e enriquece a escrita.

1.2. Objetivos secundários:

– Fomentar a revisão e a edição de textos, desenvolvendo a habilidade crítica de autoavaliação nas produções escritas.

– Incentivar o trabalho em equipe através da elaboração de histórias coletivas, promovendo a colaboração.

– Aprimorar a capacidade de planejamento antes da escrita, com a utilização de mapas mentais ou esboços.

2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor irá recapitular o que foi aprendido em aulas anteriores sobre leitura e interpretação de textos. As perguntas podem incluir: “O que torna um texto interessante?” e “Como as histórias nos ajudam a aprender?”.

O professor deve contextualizar a importância da produção de texto na vida cotidiana, como em bilhetes, mensagens e até nas redes sociais, ressaltando que saber escrever bem é fundamental para a comunicação.

Para despertar o interesse dos alunos, é interessante apresentar exemplos de textos que foram muito bem escritos ou contar uma breve história envolvente, que os alunos possam discutir sobre os elementos que a tornaram interessante.

3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor começará revisando as características básicas de um texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e os diferentes tipos de textos (narrativos, descritivos, argumentativos). Isso pode ser feito por meio de uma dinâmica ou um quiz.

3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

Em seguida, o professor abordará a importância da estrutura do texto e as técnicas de escrita criativa, como o uso de metáforas, diálogos e descrições. O professor deve enfatizar a importância de planejar as ideias antes de começar a escrever, utilizando ferramentas como mapas mentais.

Durante a apresentação, o professor incentivará a participação dos alunos com perguntas abertas e exemplos práticos de como uma boa organização de ideias pode levar a um texto mais claro e agradável de ler.

3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Criação de uma história coletiva

Os alunos serão divididos em grupos e receberão um tema, como “Uma aventura no espaço” ou “Um mistério na escola”. Eles deverão, em conjunto, criar uma narrativa, utilizando técnicas de escrita discutidas anteriormente. Os grupos devem primeiro planejar a história e, em seguida, escrever uma versão resumida.

Atividade 2: Oficina de escrita

Os alunos poderão escolher um tema que lhes interessa (animais, amigos, viagens) e escrever um pequeno texto individual, fazendo uso das estruturas apreendidas. Depois de escrever, eles devem trocar os textos com um colega para que realizem revisões e sugestões.

Essas atividades permitem que os alunos pratiquem a escrita de forma colaborativa e individual, além de desenvolverem habilidades de revisão e edição.

4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor solicitará que alguns grupos compartilhem suas histórias coletivas e discutam o processo de criação. Perguntas como “Quais desafios enfrentaram ao criar a história em grupo?” ou “Que estratégias de escrita vocês usaram?” podem ser feitas para estimular a discussão.

4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

O professor pedirá que os alunos escrevam suas impressões sobre a aula em um papel, abordando as seguintes questões:

– O que mais gostaram na atividade de produção de texto?

– Qual foi a parte mais desafiadora?

Esse feedback ajuda o professor a avaliar a compreensão da turma e planejamento para as próximas aulas.

5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor solicitará que os alunos escrevam uma pequena história em casa com base em um tema de sua escolha, aplicando as técnicas discutidas durante a aula. Eles devem trazer a história na próxima aula, prontos para compartilhar e discutir com os colegas.

6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor fará um resumo das principais aprendizagens sobre a escrita e a importância da produção textual. Ele deve destacar como a leitura fortalece a escrita e como a prática leva à melhoria na comunicação.

Sugestões de leitura e recursos, como livros de contos ou plataformas de escrita criativa, podem ser apresentados como sugestões para aqueles que desejam se aprofundar no tema.

O professor também pode ressaltar a importância de se comunicar bem, não apenas na escola, mas em todas as esferas da vida. Ele encerrará a aula reforçando que cada um tem uma história a contar e que a prática da escrita pode ajudar a compartilhar essas histórias de maneira impactante e significativa.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo