1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de números e quantidades, introduzindo noções básicas como contagem e comparação de objetos.
- Desenvolver habilidades de pensamento lógico e matemático nas crianças, incentivando a exploração e manipulação de objetos para compreender suas características quantitativas.
1.2. Objetivos secundários:
- Estimular a curiosidade e o interesse das crianças pelo mundo dos números, promovendo atividades lúdicas e dinâmicas para tornar o aprendizado mais atrativo.
- Promover a socialização e colaboração entre os alunos, incentivando a troca de ideias e o trabalho em equipe na resolução de problemas matemáticos simples.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para introduzir a aula, o professor irá utilizar materiais concretos, como blocos de montar ou cubos coloridos, para apresentar o conceito de números e quantidades de forma visual e palpável. Serão realizadas atividades de contagem em grupo, onde as crianças poderão manipular os objetos e associar cada um a um número.
Serão exploradas também noções de tamanho, forma e cor, relacionando-as aos números e quantidades, de forma a estimular o raciocínio lógico-matemático e a percepção visual das crianças.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Atividades práticas
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos
Atividade 1: Contando objetos
Nesta atividade, as crianças serão divididas em pequenos grupos e receberão uma quantidade específica de objetos, como blocos coloridos ou brinquedos. Cada grupo deverá contar os objetos em conjunto e depois representar o número contado com cartões numerados.
Atividade 2: Comparando quantidades
Em seguida, os grupos serão desafiados a comparar suas quantidades de objetos, identificando qual grupo tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos. Serão utilizadas atividades de jogo para tornar a aprendizagem mais interativa e divertida.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Verificação do aprendizado
Para verificar o aprendizado, o professor irá realizar uma revisão das atividades realizadas, destacando os conceitos de contagem, comparação de quantidades e associação de números aos objetos. Serão feitas perguntas aos alunos para avaliar sua compreensão e reforçar os aprendizados.
4.2. Feedback dos alunos
Os alunos serão convidados a compartilhar o que mais gostaram na aula e se tiveram alguma dúvida ou dificuldade durante as atividades. O feedback dos alunos será valorizado para o aprimoramento das próximas aulas.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Como tarefa de casa, os alunos serão incentivados a contar objetos em casa, como brinquedos, objetos de decoração ou alimentos, e a relacionar esses objetos aos números correspondentes. Eles deverão registrar suas contagens em um caderno e trazer para a aula seguinte para compartilhar com os colegas.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para concluir a aula, o professor irá recapitular os principais conceitos abordados, reforçando a importância da contagem e da comparação de quantidades no dia a dia das crianças. Serão destacadas também as aplicações práticas desses conceitos, como na organização de brinquedos, na contagem de alimentos ou na identificação de números em placas e sinais.