Plano de Aula: Números e Quantidades para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de números e quantidades, introduzindo noções básicas como contagem e comparação de objetos.
  • Desenvolver habilidades de pensamento lógico e matemático nas crianças, incentivando a exploração e manipulação de objetos para compreender suas características quantitativas.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a curiosidade e o interesse das crianças pelo mundo dos números, promovendo atividades lúdicas e dinâmicas para tornar o aprendizado mais atrativo.
  • Promover a socialização e colaboração entre os alunos, incentivando a troca de ideias e o trabalho em equipe na resolução de problemas matemáticos simples.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para introduzir a aula, o professor irá utilizar materiais concretos, como blocos de montar ou cubos coloridos, para apresentar o conceito de números e quantidades de forma visual e palpável. Serão realizadas atividades de contagem em grupo, onde as crianças poderão manipular os objetos e associar cada um a um número.

Serão exploradas também noções de tamanho, forma e cor, relacionando-as aos números e quantidades, de forma a estimular o raciocínio lógico-matemático e a percepção visual das crianças.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Contando objetos

Nesta atividade, as crianças serão divididas em pequenos grupos e receberão uma quantidade específica de objetos, como blocos coloridos ou brinquedos. Cada grupo deverá contar os objetos em conjunto e depois representar o número contado com cartões numerados.

Atividade 2: Comparando quantidades

Em seguida, os grupos serão desafiados a comparar suas quantidades de objetos, identificando qual grupo tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos. Serão utilizadas atividades de jogo para tornar a aprendizagem mais interativa e divertida.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Verificação do aprendizado

Para verificar o aprendizado, o professor irá realizar uma revisão das atividades realizadas, destacando os conceitos de contagem, comparação de quantidades e associação de números aos objetos. Serão feitas perguntas aos alunos para avaliar sua compreensão e reforçar os aprendizados.

4.2. Feedback dos alunos

Os alunos serão convidados a compartilhar o que mais gostaram na aula e se tiveram alguma dúvida ou dificuldade durante as atividades. O feedback dos alunos será valorizado para o aprimoramento das próximas aulas.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos serão incentivados a contar objetos em casa, como brinquedos, objetos de decoração ou alimentos, e a relacionar esses objetos aos números correspondentes. Eles deverão registrar suas contagens em um caderno e trazer para a aula seguinte para compartilhar com os colegas.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor irá recapitular os principais conceitos abordados, reforçando a importância da contagem e da comparação de quantidades no dia a dia das crianças. Serão destacadas também as aplicações práticas desses conceitos, como na organização de brinquedos, na contagem de alimentos ou na identificação de números em placas e sinais.

7. Material de Apoio

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