1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
- Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de expressão dos alunos através da apreciação de um filme, promovendo a interação e a troca de opiniões.
- Fomentar a compreensão de diferentes emoções e histórias, ajudando os alunos a desenvolver empatia e sensibilidade em relação ao próximo.
- Estimular a criatividade dos alunos, permitindo que eles se imaginem como parte das narrativas apresentadas no filme.
1.2. Objetivos secundários:
- Aprimorar a habilidade de escuta ativa dos alunos, incentivando-os a prestar atenção na história e a fazer perguntas pertinentes.
- Fomentar o trabalho em equipe, permitindo que as crianças trabalhem juntas nas discussões após a exibição do filme.
- Desenvolver habilidades motoras e artísticas através da criação de desenhos ou colagens inspiradas no filme assistido.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já viram algum filme e qual é o seu favorito. Isso ajudará a despertar o interesse da turma e a conectar a experiência deles com a proposta do dia.
Em seguida, explique que hoje irão assistir a um filme que traz uma mensagem importante ou uma linda história. Escolha um filme adequado à faixa etária, que tenha um enredo envolvente e que possa gerar discussões enriquecedoras.
Apresente um breve resumo do filme, sem revelar o final, e pergunte: “Qual é a primeira coisa que vocês acham que vai acontecer?” Isso ajudará a instigar a curiosidade dos alunos.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Comece revisando brevemente o que os alunos aprenderam em aulas anteriores sobre emoções, histórias e personagens, criando um espaço para comentários e pensamentos que possam ser relacionados ao filme.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Explique o significado de cinematografia e como os filmes são uma forma de contar histórias. Mostre também a importância das emoções nas narrativas, ajudando as crianças a identificarem sentimentos como alegria, tristeza, medo ou coragem.
Encoraje-os a pensar sobre as emoções que podem surgir no filme que estão prestes a assistir e como essas emoções se relacionam com suas próprias experiências e histórias.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Assistindo ao filme
Durante a exibição do filme, peça para as crianças prestarem atenção às emoções dos personagens e às situações que vivenciam. Utilize uma tela grande ou um projetor para oferecer uma experiência visual impactante.
Atividade 2: Discussão em grupo
Após o filme, promova um momento de discussão. Pergunte o que eles acharam do filme, quais personagens gostaram mais e por quê, e que sentimentos o filme trouxe para eles. Perguntas como “Qual foi a parte mais emocionante?” ou “O que você faria se estivesse no lugar do personagem?” podem ajudar a fomentar a interação.
Atividade 3: Criatividade em ação
Peça para as crianças desenharem a cena que mais gostaram do filme ou um novo final. Materiais como papel, lápis de cor e colas podem ser utilizados. Isso permitirá que elas expressem sua própria visão da história.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Peça para as crianças compartilharem seus desenhos e explicarem o que representou para elas. Além disso, faça perguntas para revisar a história e as emoções vivenciadas, como: “O que você aprendeu com o filme?” e “Qual foi sua parte favorita e por quê?”.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Solicite que as crianças expressem como se sentiram durante a aula de forma simples, por meio de um desenho ou uma palavra em uma folha de papel. Isso ajudará a entender o que impactou cada criança e como o tema foi absorvido.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
Sugira que as crianças assistam a outro filme em casa, preferencialmente com seus familiares, e pensem sobre as emoções que cada personagem expressa. Peça que compartilhem com a turma na próxima aula.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Para finalizar, faça uma recapitulação dos principais sentimentos e aprendizados do filme assistido. Reforce a ideia de que os filmes são uma forma mágica de contar histórias e que podem nos ensinar lições sobre a vida e sobre nós mesmos.
Incentive os alunos a continuarem a explorar o mundo do cinema e como ele pode ser um reflexo das emoções que vivemos todos os dias. Compartilhe novamente a ideia de que cada história tem o poder de nos conectar e ensinar.
Conclua expressando gratidão pela participação ativa dos alunos e estimulando-os a continuar assistindo e refletindo sobre filmes. Lembre-os da importância de expressar suas emoções e suas histórias pessoais.