Plano de Aula: Setembro Amarelo na Educação Infantil
1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
Sensibilizar as crianças sobre a importância da prevenção ao suicídio e do cuidado com a saúde mental de forma lúdica e acessível.
Desenvolver a empatia nas crianças, promovendo a escuta ativa e a importância de falar sobre sentimentos e emoções.
Estimular diálogos abertos sobre emoções, fortalecendo o vínculo emocional entre as crianças e adultos de sua convivência.
1.2. Objetivos secundários:
Fomentar a expressão emocional por meio da arte e da comunicação, permitindo que as crianças demonstrem o que sentem.
Promover um ambiente de acolhimento e apoio entre os colegas, valorizando a amizade e o respeito mútuo.
Incentivar atividades que ajudem as crianças a identificar e nomear suas emoções, favorecendo o autoconhecimento.
Desenvolver atividades em grupo para fortalecer o trabalho em equipe e a solidariedade entre os alunos.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor pode falar de forma simples sobre o que é o Setembro Amarelo, explicando que é um mês em que se fala mais sobre saúde mental e a importância de cuidar de nossos sentimentos.
Em seguida, o professor pode perguntar aos alunos: “O que vocês fazem quando estão tristes?” e “Como podemos ajudar um amigo que está se sentindo mal?”. Essas perguntas servirão como um gatilho para a discussão.
É importante contextualizar a relevância do assunto, falando sobre o significado de cuidar das emoções e como todos, incluindo crianças, têm o direito de se sentir bem e de ter alguém com quem conversar quando algo não vai bem.
Para tornar o tema mais acessível, o professor pode compartilhar uma história infantil que trate de amizade, empatia ou superação, destacando a importância de conversar sobre o que se sente.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
O professor deve começar revisando conceitos simples sobre emoções que já foram discutidos em aulas anteriores, como alegria, tristeza, medo e raiva. Essa revisão pode ser feita através de um jogo de adivinhação sobre as expressões faciais dos colegas.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
Em seguida, o professor deve explicar, de maneira acessível, o conceito de saúde mental e a importância de falar sobre sentimentos. É fundamental abordar como algumas pessoas podem se sentir tão tristes que precisam de ajuda, e que pedir ajuda é uma atitude corajosa.
O professor pode usar desenhos ou imagens para ilustrar como os sentimentos podem variar ao longo do dia e reforçar a ideia de que todos têm sentimentos e que é normal expressá-los.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: “Roda das Emoções”
Nesta atividade, as crianças sentam em círculo e cada uma escolhe um emoji ou expressão facial (desenhados previamente em papel) que represente como elas estão se sentindo naquele dia. Cada criança deve compartilhar brevemente seu sentimento e o que o causou. Isso promove o diálogo e a empatia.
Atividade 2: “Caixa de Mensagens”
Cada aluno pode decorar uma caixa de papel onde eles podem deixar mensagens de apoio e encorajamento para seus colegas. Essas mensagens devem ser lidas ao final, promovendo um ambiente de acolhimento onde as crianças se sintam valorizadas e amadas.
Essas atividades permitem que as crianças pratiquem a expressão de sentimentos e desenvolvam habilidades de escuta e empatia.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve revisar com os alunos o que aprenderam. Perguntas como: “Por que é importante falar sobre nossos sentimentos?” ou “Como podemos ajudar um amigo que está triste?” ajudam a conectar as atividades práticas com a teoria apresentada.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
O professor deve pedir que as crianças compartilhem um sentimento que discutiram durante a aula e como se sentiram ao falar sobre isso. É uma forma de avaliar o impacto da aula e entender o que mais pode ser trabalhado.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
Para reforçar o conteúdo, o professor pode pedir que as crianças façam um desenho representando a emoção que mais sentem e escrevam uma frase sobre isso. Essa tarefa permitirá que as crianças reflitam sobre suas emoções em casa.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
Para finalizar, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos, lembrando aos alunos sobre a importância de cuidar dos sentimentos e de ajudar os amigos a se sentirem bem.
O professor pode concluir incentivando todos a praticarem a empatia e a amizade, lembrando que cuidar da saúde mental é um trabalho coletivo e que cada um pode fazer a diferença na vida do outro.
Isso promoverá o desenvolvimento de um ambiente escolar mais acolhedor e solidário, preparando as crianças com habilidades importantes para a vida.