Plano de aula: inglês – educação infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Introduzir o vocabulário básico em inglês, incluindo cores, números e animais.
  • Desenvolver habilidades de escuta e fala, encorajando os alunos a praticar a pronúncia correta.
  • Estimular o interesse e a curiosidade dos alunos pela língua inglesa, proporcionando uma experiência positiva de aprendizagem.

1.2. Objetivos secundários:

  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo.
  • Estimular a criatividade dos alunos, oferecendo oportunidades para que eles expressem o que aprenderam de forma lúdica.
  • Fortalecer a memorização do vocabulário por meio de jogos e canções.
  • Integrar o ensino do inglês ao cotidiano da educação infantil, mostrando a relevância do aprendizado de uma segunda língua desde cedo.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para começar a aula, o professor deve abrir uma conversa sobre as cores e perguntar aos alunos quais são suas cores favoritas. Ao fazer isso, é importante introduzir as palavras em inglês, como “red”, “blue” e “green”.

Após essa interação, o professor pode apresentar imagens de diversos animais e incentivar os alunos a nomeá-los, primeiro em português e depois em inglês, utilizando palavras como “dog”, “cat” e “elephant”.

O professor deve também destacar a importância do inglês no mundo atual e como o aprendizado pode ser divertido e útil. Para tornar a introdução mais atraente, histórias curtas ou canções populares em inglês podem ser compartilhadas.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode começar revisando o que aprenderam anteriormente sobre as cores, utilizando um quadro colorido ou objetos que representem as cores em inglês. Pode-se realizar um jogo rápido de identificação de cores onde os alunos digam o nome da cor em inglês ao apontar para ela.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve explicar o vocabulário que será focado na aula, como cores, números e animais, utilizando cartões ilustrados. Explanações visuais ajudam a fixar as palavras, e o professor pode reforçar a pronúncia correta em um ambiente acolhedor e divertido.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Jogo de Cores

Para esta atividade, os alunos devem se agrupar em pequenas equipes. O professor irá mostrar cartões de diferentes cores, e as equipes devem gritar a cor em inglês quando virem. O grupo que acertar mais ganha pequenos prêmios como adesivos.

Atividade 2: Animais em Movimento

Nesta atividade, o professor deve dividir os alunos em duplas e dar a eles cartões com imagens de animais. Os alunos devem imitar o animal e dizer seu nome em inglês. Essa atividade estimula a expressão corporal e a memorização do vocabulário.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve pedir que os alunos compartilhem o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas simples, como “Qual é o seu animal favorito em inglês?” ou “Qual cor você mais gosta?”

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode solicitar que, em um papel, os alunos escrevam (ou desenhem) a sua palavra em inglês favorita aprendida na aula. Isso permitirá uma avaliação informal do que foi absorvido.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deverá sugerir que os alunos desenhem um objeto de cada uma das categorias discutidas (uma cor, um número e um animal) e o nome em inglês. Isso reforça a conexão entre visual e linguagem, além de criar um registro do aprendizado.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor deve recapitular os conceitos abordados, ressaltando a importância do vocabulário aprendido. Ele pode cantar uma música em inglês que inclua palavras que aprenderam, como “The Wheels on the Bus”, promovendo a participação dos alunos.

O professor pode ainda sugerir que escutem músicas infantis em inglês em casa, permitindo assim que os alunos continuem a se familiarizar com a língua. A mensagem final deve enfatizar que aprender inglês é uma aventura divertida e que cada um tem potencial para se tornar fluente com prática e entusiasmo.

Avalie esse post

Deixe um comentário