Plano de aula: João e o pé de feijão – educação infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de aula: João e o pé de feijão

  1. Objetivos

    Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

    1. Objetivos principais:

      • Proporcionar uma experiência lúdica que ajude as crianças a entenderem a importância da responsabilidade nas ações do dia a dia, assim como os temas de amizade e superação presentes na história.
      • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio da contação da história, além de promover o desenvolvimento linguístico e a expressão artística.
      • Fomentar a empatia nos alunos, promovendo discussões sobre ajudar o próximo e as consequências de nossos atos, baseado nas ações de João na história.

    2. Objetivos secundários:

      • Desenvolver o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos durante as atividades propostas.
      • Criar um ambiente acolhedor e seguro para que os alunos possam expressar suas opiniões e emoções sobre a história.
      • Incentivar o interesse pela leitura e pela narrativa, apresentando a literatura como uma ferramenta de aprendizado.

  2. Introdução

    Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

    O professor deve iniciar a aula apresentando a história de “João e o Pé de Feijão”, utilizando imagens e elementos visuais que prendam a atenção das crianças.
    É importante ressaltar a transformação de João e como a coragem e a determinação o levam a grandes aventuras.
    O professor pode propor questões para reflexão, como: “O que vocês fariam no lugar de João?” ou “Qual foi a decisão mais importante que João tomou?”
    Em seguida, contextualizar a importância da amizade e da ajuda mútua, usando figuras do cotidiano, como familiares e amigos, para conectar com a realidade das crianças.
    Para finalização, contar uma curiosidade sobre feijões ou plantas, que poderá despertar ainda mais o interesse das crianças.

  3. Desenvolvimento

    Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

    1. Revisão dos conhecimentos anteriores

      Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

      O professor pode iniciar uma roda de conversa sobre as histórias que eles conhecem e o que mais gostaram. Isso ajuda a ativar conhecimentos prévios.

    2. Apresentação da teoria

      Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

      Após contar a história, o professor pode destacar os principais ensinamentos da narrativa, como a importância de ser corajoso, amável e solidário.
      Relacionar os temas abordados com a vida cotidiana das crianças, contando como atos de bondade podem gerar bons frutos, assim como o feijão cresce e se transforma na história.

    3. Atividades práticas

      Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

      1. Atividade 1: Plantando feijões

        Os alunos serão incentivados a plantar feijões em copos plásticos. Cada criança pode ver a planta crescer e relacionar como crescimento pode ser sinônimo de desenvolvimento pessoal, assim como João cresceu com suas experiências.

      2. Atividade 2: Criação de histórias

        Em grupo, as crianças criarão pequenas histórias sobre o que poderiam fazer se encontrassem um pé de feijão. Estimular a expressão artística através de desenhos e cenário, utilizando materiais diversos.

  4. Retorno

    Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

    1. Verificação do aprendizado

      Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

      O professor pode solicitar que cada grupo compartilhe o que criaram e o que aprenderam com a atividade do plantio e a construção de histórias. Perguntas como “O que você sente ao ver seu feijão crescer?” podem ser incentivadas.

    2. Feedback dos alunos

      Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

      Propor aos alunos que reflitam e escrevam uma coisa que aprenderam, e algo que ainda tenha gerado dúvida sobre a história:

  5. Tarefa de casa

    Estimativa de tempo: <5 minutos>

    O professor pode sugerir que os alunos desenhem em casa o que gostariam que acontecesse se encontrassem um pé de feijão e que tragam na próxima aula para compartilhar.

  6. Conclusão

    Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

    Para finalizar a aula, o professor deve recapitular os principais temas abordados, enfatizando a importância da correlação entre amizade, coragem e a ajuda mútua.
    Reforçar que, assim como João teve experiências valiosas, as crianças também podem aprender e crescer em suas vidas.
    Sugerir aos alunos que continuem explorando as histórias na literatura e compartilham suas descobertas com os colegas.
    Lembrando sempre que cada um tem um papel importante na construção de um mundo melhor, assim como João.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo