Plano de Aula: Os Três Porquinhos Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente da história dos Três Porquinhos, estimulando a imaginação e criatividade das crianças.
  • Desenvolver habilidades de linguagem oral e expressão, através da leitura da história e do debate sobre os personagens e acontecimentos.
  • Promover valores como trabalho em equipe e superação de desafios, por meio das atividades práticas propostas.

Objetivos secundários:

  • Estimular a imaginação e a criatividade das crianças na criação de novos desfechos para a história dos Três Porquinhos.
  • Despertar o interesse das crianças pela leitura e pelo universo dos contos infantis.
  • Valorizar as diferenças individuais e as habilidades de cada criança, promovendo a autoestima e a segurança.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor irá apresentar a história dos Três Porquinhos de forma dinâmica e interativa, utilizando recursos visuais e materiais sensoriais para envolver as crianças. Será feita uma breve contextualização sobre o conto e seus personagens, incentivando a participação e interação dos alunos.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

O professor irá relembrar os personagens e a história dos Três Porquinhos, incentivando as crianças a compartilharem o que se lembram da história e qual foi o desfecho da mesma. Serão exploradas as principais características de cada porquinho e do lobo mau.

Leitura e debate da história

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Será feita a leitura da história dos Três Porquinhos, com entonação e entusiasmo para cativar a atenção das crianças. Em seguida, serão promovidos debates sobre as ações dos personagens, os desafios enfrentados e as soluções encontradas.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Montagem de casinhas
As crianças serão divididas em grupos e terão materiais disponíveis para montar casinhas de palha, madeira e tijolos, representando as casas dos Três Porquinhos. Esta atividade estimulará a criatividade, coordenação motora e trabalho em equipe.

Atividade 2: Teatro de sombras
Cada grupo irá criar uma mini peça de teatro de sombras, representando a história dos Três Porquinhos de forma lúdica e divertida. As crianças poderão confeccionar seus próprios fantoches e cenários, incentivando a expressão artística e a imaginação.

Estas atividades práticas permitirão que as crianças vivenciem a história de forma concreta e participativa, estimulando a criatividade e a socialização.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor fará uma breve revisão da história dos Três Porquinhos e dos principais pontos discutidos durante a aula, verificando o aprendizado das crianças. Serão feitas perguntas sobre os personagens, os desafios enfrentados e as soluções encontradas.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

As crianças serão incentivadas a compartilhar suas opiniões e experiências durante a aula, destacando o que mais gostaram, o que aprenderam e o que ainda têm dúvidas. O professor irá valorizar a participação de cada aluno e promover um ambiente de escuta ativa e respeito mútuo.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

O professor irá sugerir como tarefa de casa que cada criança conte a história dos Três Porquinhos para sua família, utilizando sua criatividade e imaginação. Esta atividade estimulará a expressão oral, a memória e a capacidade de narração das crianças.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor irá relembrar os principais momentos da história dos Três Porquinhos, destacando as aprendizagens e experiências vivenciadas pelas crianças. Será ressaltada a importância da imaginação, da criatividade e do trabalho em equipe na resolução de desafios.

Avalie esse post

Deixe um comentário