1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
- Fomentar a compreensão e identificação das parlendas como uma forma de expressão cultural e literária da tradição oral.
- Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de textos poéticos, destacando suas rimas e ritmos característicos.
- Estimular a criatividade dos alunos por meio da composição de suas próprias parlendas, promovendo a prática escrita.
1.2. Objetivos secundários:
- Incentivar a apreciação da cultura popular e o valor das tradições orais.
- Fomentar a habilidade de trabalhar em grupo, por meio da criação colaborativa de parlendas.
- Estimular a memorização e oralidade, desenvolvendo a confiança ao recitar em público.
- Consolidar o conhecimento de figuras de linguagem presentes nas parlendas, como aliterações e repetições.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
Para dar início à aula, o professor pode contar uma parlenda popular, como “Atirei o pau no gato”, com entonações e gestos, para cativar a atenção dos alunos. Este momento servirá para ilustrar a musicalidade e o ritmo das parlendas.
Na sequência, o professor deve explicar brevemente o que são parlendas, destacando que são poemas populares, muitas vezes utilizados em brincadeiras infantis, e que são caracterizadas por sua repetição e rimas simples. Além disso, pode fazer menção à importância das parlendas na cultura e na infância, trazendo exemplos que eles já conhecem.
Para instigar a curiosidade, o professor pode perguntar: “Vocês conhecem outras parlendas?” e solicitar que compartilhem algumas que possam lembrar. Isso dará ao professor uma visão do conhecimento prévio da turma e promoverá interação.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
O professor deve iniciar com uma breve revisão sobre o tema da aula anterior, que pode ter sido sobre texto poético, rimas ou a importância da oralidade. Isso pode ser feito através de uma dinâmica onde os alunos compartilham o que lembram, estimulando a participação e o engajamento.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
Nesta etapa, o professor pode aprofundar o conceito de parlendas, explicando suas características principais, como a presença de rimas, a repetição de sonoridades e a simplicidade das histórias. O professor deve também abordar a função das parlendas, como entretenimento e formação cultural.
Para facilitar a compreensão, o professor pode apresentar algumas parlendas famosas na lousa e realizar uma leitura em conjunto, enfatizando o ritmo e a sonoridade.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: Identificando parlendas
Os alunos serão divididos em grupo e receberão folhas com várias parlendas diferentes. Cada grupo deverá ler as parlendas em voz alta e identificar as rimas e repetições presentes. O professor pode circular entre os grupos, auxiliando e provocando reflexões sobre as características identificadas.
Atividade 2: Criando sua própria parlenda
Após a leitura e análise, cada grupo deverá criar sua própria parlenda, utilizando as características estudadas. Para isso, disponibilize papel, lápis e canetas coloridas. Os alunos devem então apresentar suas criações para a sala, estimulando a oralidade e a expressão criativa.
Essas atividades proporcionarão uma experiência prática e lúdica, permitindo que os alunos se conectem com a cultura popular e desenvolvam suas habilidades linguísticas.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
Após as atividades, o professor pode fazer uma roda de conversa, onde cada grupo compartilhará uma parlenda que criaram, destacando os elementos que utilizaram. O professor também pode pedir que comentem o que acharam mais interessante nas parlendas analisadas.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
Os alunos devem ser convidados a escrever em um papel, durante um minuto, suas impressões sobre a aula, respondendo a perguntas como: “O que você mais gostou na criação da sua parlenda?” e “O que aprendeu sobre as parlendas que não sabia antes?”. Essa atividade proporciona ao professor uma visão clara do aprendizado da turma.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
Como tarefa de casa, o professor deve sugerir que os alunos pesquisem uma parlenda que não conhecem e a tragam na próxima aula. Além disso, devem escrever uma breve explicação sobre suas origens e quando costumam ser utilizadas. Isso deve ajudar a reforçar a conexão com a cultura popular.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
Para finalizar a aula, o professor deverá recapitular os principais aprendizados, destacando a importância das parlendas na cultura e na literatura infantil. O professor deve reforçar como esse tipo de poesia contribui para o desenvolvimento da linguagem, da oralidade e da criatividade dos alunos.
O professor pode sugerir materiais adicionais, como livros de parlendas ou coletâneas de contos populares, para que os alunos explorem mais sobre essa temática em casa. Também é valioso ressaltar que as parlendas, além de serem uma forma divertida de expressão, carregam uma riqueza cultural que deve ser valorizada.
Por fim, o professor deve lembrar aos alunos do papel que cada um desempenha na preservação e na transmissão das tradições orais, incentivando-os a valorizar e compartilhar essas histórias com amigos e familiares.