Plano de Aula: Letra Inicial do Nome para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de Aula: Letra Inicial do Nome para Educação Infantil

1. Objetivos
– Proporcionar aos alunos o reconhecimento e identificação da letra inicial do seu nome.
– Estimular a percepção visual e a coordenação motora dos alunos.
– Promover a socialização e interação entre os alunos.

2. Introdução
– O professor iniciará a aula perguntando aos alunos qual a letra inicial do seu nome e incentivando-os a encontrá-la em cartazes ou materiais visuais espalhados pela sala.
– Em seguida, o professor apresentará um jogo da memória com cartas contendo figuras de objetos cujos nomes iniciam com a mesma letra, incentivando os alunos a associar a figura à letra inicial.

3. Desenvolvimento
Atividade 1: Caça à Letra
– Os alunos serão divididos em pequenos grupos e terão que procurar pela sala ou no pátio, letras do alfabeto que correspondam à inicial do seu nome.
– Cada grupo terá um tempo determinado para encontrar o maior número de letras possíveis.

Atividade 2: Cartaz Coletivo
– Cada aluno receberá uma letra do alfabeto e, em conjunto, os alunos deverão montar um mural com seus nomes, colocando a letra inicial em destaque.
– Durante essa atividade, os alunos poderão ajudar uns aos outros na identificação das letras, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe.

4. Retorno
– O professor realizará uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar quais foram as letras que encontraram e como foi a experiência de montar o mural.
– Em seguida, o professor fará uma revisão das letras iniciais dos nomes dos alunos, reforçando o reconhecimento das mesmas.

5. Tarefa de casa
– Como tarefa de casa, os alunos deverão trazer para a próxima aula um objeto ou figura que comece com a mesma letra inicial do seu nome, para compartilhar com a turma.

6. Conclusão
– Para concluir a aula, o professor reforçará a importância de conhecer as letras iniciais dos nomes e como isso facilita a aprendizagem da linguagem escrita.
– O professor também destacará que cada aluno é único e especial, assim como a letra inicial do seu nome, promovendo a autoestima e o senso de identidade de cada um.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário