Plano de aula sobre Branca de Neve para Educação Infantil
1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
– Apresentar a história clássica de Branca de Neve de forma acessível e envolvente para as crianças.
– Estimular a imaginação e criatividade dos alunos através de atividades relacionadas à personagem.
– Promover a interação e trabalho em grupo entre as crianças durante as atividades da aula.
– Desenvolver habilidades de linguagem, expressão oral e expressão corporal nas crianças.
1.2. Objetivos secundários:
– Reforçar valores como amizade, bondade e generosidade presentes na história de Branca de Neve.
– Incentivar a empatia e a compreensão das diferentes personalidades dos sete anões.
– Explorar cores, números e formas presentes na narrativa de Branca de Neve.
– Estimular a autonomia e independência das crianças ao realizar atividades sugeridas.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para iniciar a aula, o professor pode introduzir a história de Branca de Neve, utilizando imagens coloridas e chamativas para despertar o interesse das crianças. Durante a narrativa, o professor pode destacar os personagens principais (Branca de Neve, a rainha má e os sete anões) e os principais momentos da história.
Além disso, o professor pode solicitar que as crianças participem ativamente da narração, fazendo perguntas simples sobre a trama e incentivando a interação.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Atividades práticas
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos
Atividade 1: Montagem dos personagens
As crianças serão divididas em grupos e cada grupo terá que montar os personagens da história de Branca de Neve utilizando materiais como papel colorido, tesoura e cola. Durante a atividade, o professor pode reforçar as características de cada personagem e incentivar a criatividade na montagem.
Atividade 2: Teatro de sombras
Após a montagem dos personagens, as crianças poderão criar um teatro de sombras, recontando a história de Branca de Neve. O professor pode utilizar uma lanterna para projetar as silhuetas dos personagens em uma parede branca, enquanto as crianças narram a história.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos
Ao final das atividades, o professor pode revisar os principais momentos da história de Branca de Neve, fazendo perguntas simples para verificar o aprendizado das crianças. Por exemplo, o professor pode questionar quem são os personagens principais, onde se passa a história e qual foi o papel da maçã envenenada.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos
O professor pode pedir feedback às crianças sobre as atividades realizadas, questionando o que mais gostaram, o que acharam difícil e se gostariam de repetir atividades semelhantes.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos desenhem ou pintem a cena favorita da história de Branca de Neve, incentivando a expressão artística e criativa das crianças.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para concluir a aula, o professor pode relembrar os pontos principais da história de Branca de Neve e ressaltar os valores presentes na narrativa, como coragem, amizade e bondade. Além disso, o professor pode destacar a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas, assim como os sete anões tinham personalidades distintas, mas trabalhavam juntos em harmonia.
Ao final, o professor pode incentivar as crianças a levarem consigo os ensinamentos da história de Branca de Neve para o dia a dia, valorizando a gentileza e a solidariedade.