Plano de Aula: Branca de Neve para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de aula sobre Branca de Neve para Educação Infantil

1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

– Apresentar a história clássica de Branca de Neve de forma acessível e envolvente para as crianças.
– Estimular a imaginação e criatividade dos alunos através de atividades relacionadas à personagem.
– Promover a interação e trabalho em grupo entre as crianças durante as atividades da aula.
– Desenvolver habilidades de linguagem, expressão oral e expressão corporal nas crianças.

1.2. Objetivos secundários:

– Reforçar valores como amizade, bondade e generosidade presentes na história de Branca de Neve.
– Incentivar a empatia e a compreensão das diferentes personalidades dos sete anões.
– Explorar cores, números e formas presentes na narrativa de Branca de Neve.
– Estimular a autonomia e independência das crianças ao realizar atividades sugeridas.

2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor pode introduzir a história de Branca de Neve, utilizando imagens coloridas e chamativas para despertar o interesse das crianças. Durante a narrativa, o professor pode destacar os personagens principais (Branca de Neve, a rainha má e os sete anões) e os principais momentos da história.

Além disso, o professor pode solicitar que as crianças participem ativamente da narração, fazendo perguntas simples sobre a trama e incentivando a interação.

3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades práticas
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Montagem dos personagens
As crianças serão divididas em grupos e cada grupo terá que montar os personagens da história de Branca de Neve utilizando materiais como papel colorido, tesoura e cola. Durante a atividade, o professor pode reforçar as características de cada personagem e incentivar a criatividade na montagem.

Atividade 2: Teatro de sombras
Após a montagem dos personagens, as crianças poderão criar um teatro de sombras, recontando a história de Branca de Neve. O professor pode utilizar uma lanterna para projetar as silhuetas dos personagens em uma parede branca, enquanto as crianças narram a história.

4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Ao final das atividades, o professor pode revisar os principais momentos da história de Branca de Neve, fazendo perguntas simples para verificar o aprendizado das crianças. Por exemplo, o professor pode questionar quem são os personagens principais, onde se passa a história e qual foi o papel da maçã envenenada.

4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor pode pedir feedback às crianças sobre as atividades realizadas, questionando o que mais gostaram, o que acharam difícil e se gostariam de repetir atividades semelhantes.

5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos desenhem ou pintem a cena favorita da história de Branca de Neve, incentivando a expressão artística e criativa das crianças.

6. Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor pode relembrar os pontos principais da história de Branca de Neve e ressaltar os valores presentes na narrativa, como coragem, amizade e bondade. Além disso, o professor pode destacar a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas, assim como os sete anões tinham personalidades distintas, mas trabalhavam juntos em harmonia.

Ao final, o professor pode incentivar as crianças a levarem consigo os ensinamentos da história de Branca de Neve para o dia a dia, valorizando a gentileza e a solidariedade.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo