Short texts for children to read

Escrito por Thiago Pinheiro

ArqBahia team of authors.

Announcement

Olá, queridos leitores do blog! Sejam bem-vindos a mais uma postagem dedicada ao incrível universo da leitura infantil. Hoje, vamos explorar um tema fundamental: os textos breves para a leitura dos nossos pequenos. Sabemos que introduzir nossas crianças ao mundo dos books desde cedo é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico. Por isso, vamos mergulhar juntos nesse universo encantador e descobrir como os textos pequenos podem ser aliados poderosos nessa jornada de aprendizado e diversão.

I. Importância da Leitura na Infância

A infância é uma fase crucial no desenvolvimento humano, e a leitura desempenha um papel fundamental nesse processo. Vamos explorar alguns dos principais benefícios que a leitura precoce pode oferecer aos nossos pequenos:

Benefícios cognitivos da leitura precoce

A exposição à leitura desde tenra idade estimula o desenvolvimento cognitivo das crianças, fortalecendo áreas importantes do cérebro responsáveis pela linguagem, memória, concentração e habilidades analíticas. Pesquisas mostram que crianças que são lidas regularmente desde cedo tendem a ter um desempenho melhor acadêmico no futuro.

Desenvolvimento emocional através da leitura

Além dos benefícios cognitivos, a leitura também desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional das crianças. As histórias ajudam os pequenos a compreender e lidar com uma variedade de emoções, ensinando-lhes empatia, compaixão e resiliência emocional.

Impacto da leitura no vocabulário e habilidades linguísticas

A leitura expõe as crianças a uma variedade de palavras e estruturas linguísticas, enriquecendo seu vocabulário e aprimorando suas habilidades de comunicação. Quanto mais cedo as crianças são expostas à linguagem escrita, mais rapidamente desenvolvem habilidades de leitura e escrita.

Portanto, fica claro que a leitura na infância é muito mais do que apenas uma atividade recreativa. Ela é fundamental para o desenvolvimento integral das nossas crianças, preparando-as para um futuro de sucesso e bem-estar.

II. A BNCC, os textos de leitura e o aprendizado

Se você é um papai e ainda não sabe o que é o BNCC, não se preocupe, você não está sozinho. O BNCC, ou Base Nacional Comum Curricular, é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar. É importante que os pais compreendam o que é o BNCC, pois ele orienta as práticas pedagógicas nas escolas e pode influenciar diretamente a educação de seus filhos. O BNCC diz o seguinte sobre os textos de leitura, seus objetivos e o que eles devem capacitar nas crianças:

Práticas de linguagem : Leitura/escuta( autônoma e compartilhada) Oralidade.

Goals :ampliar o letramento por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura, compartilhada e autônoma, em textos de diferentes complexidades.

Habilidades da BNCC:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

Pequenos textos para leitura infantil prontos para imprimir

Para baixar os textos abaixo, basta clicar em cima de cada imagem e, com o botão direito do mouse, selecionar a opção “Salvar imagem como…”. Só imprimir!

Rate this post

Leave a Comment