Lesson Plan on Professions for Early Childhood Education

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.


1. Objectives

1.1. Main objectives:

  • Introduzir as crianças ao conceito de profissões e suas diferentes áreas de atuação.
  • Estimular a imaginação e curiosidade das crianças sobre as diferentes profissões existentes.
  • Promover a valorização de todas as profissões, sem estereótipos de gênero.

1.2. Secondary objectives:

  • Desenvolver a linguagem oral das crianças através de vocabulário relacionado a diferentes profissões.
  • Incentivar a criatividade das crianças ao explorar diferentes papéis e responsabilidades das profissões.
  • Reforçar a importância do trabalho em equipe e colaboração no ambiente escolar.

2. Introduction

  • Iniciar a aula questionando as crianças sobre o que elas gostariam de ser quando crescerem, explorando suas ideias e sonhos.
  • Apresentar imagens de diferentes profissões e discutir suas características e importância na sociedade.
  • Cantar uma música relacionada a profissões, envolvendo as crianças e estimulando a interação.

3. Development

3.1. Atividade de exploração de profissões

  • Montar um cantinho de profissões na sala, com fantasias e materiais relacionados a diferentes áreas profissionais.
  • Permitir que as crianças experimentem as diferentes fantasias e representem as profissões através de brincadeiras e dramatizações.

3.2. Atividade de desenho e pintura

  • Distribuir folhas de papel e materiais de desenho para as crianças representarem a profissão que gostariam de ter no futuro.
  • Incentivar a criatividade e imaginação das crianças, auxiliando na criação dos desenhos.

3.3. Roda de conversa

  • Promover uma discussão em grupo sobre as profissões representadas, incentivando as crianças a compartilharem suas escolhas e motivos.

4. Return

4.1. Apresentação dos desenhos

  • Pedir voluntários para mostrar e explicar seus desenhos de profissões para a turma.
  • Elogiar a criatividade e esforço de cada criança, valorizando suas escolhas e interesses.

4.2. Student feedback

  • Questionar as crianças sobre o que aprenderam na aula e quais profissões despertaram mais interesse.
  • Incentivar os alunos a fazerem perguntas sobre as profissões e esclarecer dúvidas.

5. Homework

  • Solicitar que as crianças conversem com suas famílias sobre as profissões que gostariam de ter no futuro, compartilhando o que aprenderam em sala de aula.

6. Conclusion

  • Revisar os conceitos de profissões abordados na aula, destacando a importância de sonhar e descobrir suas paixões desde cedo.
  • Ressaltar que todas as profissões são importantes e que cada criança tem o potencial de se tornar quem deseja ser no futuro.
  • Encorajar as crianças a explorarem diferentes áreas profissionais ao longo de suas vidas, sempre com entusiasmo e dedicação.
Rate this post

Leave a Comment