Plano de Aula: Higiene e Saúde para Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimated time: 10 – 15 minutes

1.1. Main objectives:

  • Promover a compreensão dos conceitos de higiene e saúde entre os alunos de Educação Infantil. (Habilidade 1)
  • Desenvolver hábitos saudáveis de higiene pessoal e ambiental, a fim de prevenir doenças e promover o bem-estar. (Habilidade 2)
  • Conscientizar sobre a importância da higiene na prevenção de doenças contagiosas e na promoção da saúde individual e coletiva. (Habilidade 3)

1.2. Secondary objectives:

  • Incentivar a colaboração e a responsabilidade dos alunos na manutenção de um ambiente limpo e saudável. (Habilidade 4)
  • Estimular a autonomia dos alunos na prática de hábitos de higiene, como lavar as mãos, escovar os dentes e manter a sala de aula organizada. (Habilidade 5)

2. Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para iniciar a aula, o professor deve fazer perguntas aos alunos sobre o que eles entendem por higiene e saúde. Em seguida, apresentar uma história ou desenho animado que aborde de forma lúdica a importância da higiene para a saúde.

O professor pode ainda mostrar imagens ou vídeos que demonstrem a diferença entre ambientes limpos e sujos, e como a higiene pode prevenir doenças. Também é importante explicar a relação entre hábitos saudáveis de higiene e o bem-estar geral.

3. Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

3.1. Review of previous knowledge

Estimated time: 10 – 15 minutes

O professor pode revisar com os alunos os conceitos básicos de higiene e saúde, como a importância de lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições e manter o corpo limpo.

3.2. Presentation of the theory

Time estimate: 15 – 20 minutes

Em seguida, o professor deve explicar de forma didática e acessível a relação entre higiene e saúde, destacando a prevenção de doenças, a importância de manter o ambiente limpo e as práticas saudáveis para o dia a dia.

Durante a explanação, é importante estimular a participação dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a discussão sobre como eles podem contribuir para a promoção da higiene e saúde na escola e em casa.

3.3. Practical activities

Time estimate: 20 – 25 minutes

  • Atividade 1: Jogo da Memória da Higiene: Confeccionar cartas com imagens de hábitos de higiene, como escovar os dentes, tomar banho, cortar as unhas, etc. Os alunos devem encontrar os pares e, ao mesmo tempo, falar sobre a importância de cada hábito.
  • Atividade 2: Caça ao Tesouro da Higiene: Esconder objetos que remetam à higiene em diferentes locais da sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos e explicar como eles contribuem para a higiene pessoal.

Essas atividades permitem que os alunos vivenciem na prática os conceitos de higiene e saúde, de forma lúdica e interativa.

4. Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

4.1. Learning Check

Time estimate: 5 – 10 minutes

Após as atividades, o professor pode verificar o aprendizado dos alunos questionando sobre os hábitos de higiene abordados, bem como os benefícios para a saúde. Os alunos podem compartilhar experiências e aprendizados adquiridos durante as atividades práticas.

4.2. Student feedback

Time estimate: 5 – 10 minutes

Os alunos podem expressar o que mais gostaram na aula, se aprenderam algo novo e se têm alguma dúvida. O feedback dos alunos permite ao professor avaliar a eficácia da aula e identificar possíveis melhorias para o futuro.

5. Homework

Time estimate: 5 minutes

Para a tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos desenhem ou escrevam sobre um hábito de higiene que aprenderam na aula e como pretendem praticá-lo no dia a dia.

6. Conclusion

Estimated time: 10 – 15 minutes

Na conclusão da aula, o professor pode reforçar a importância da higiene e saúde na vida dos alunos, destacando que esses hábitos são fundamentais para a prevenção de doenças e o bem-estar geral.

O professor pode ainda relembrar os principais conceitos abordados, incentivando os alunos a praticarem a higiene diariamente e a compartilharem esses conhecimentos com suas famílias.

Ao final, o professor pode destacar a relevância do autocuidado e da responsabilidade individual na promoção de uma vida saudável e feliz.

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