Plano de Aula: Artes Visuais para Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Goals

Time estimate: 10 – 15 minutes

Main objectives:

  • Despertar o interesse das crianças para a arte visual, estimulando a criatividade e a expressão artística. (Habilidade 1)
  • Explorar diferentes materiais e técnicas artísticas, promovendo a experimentação e o desenvolvimento da coordenação motora. (Habilidade 2)
  • Estimular a apreciação da arte e a capacidade de observação, incentivando a reflexão sobre as obras e a expressão de sentimentos e ideias. (Habilidade 3)
  • Promover a integração entre arte e outras áreas do conhecimento, como literatura, matemática e ciências, enriquecendo o aprendizado de forma interdisciplinar. (Habilidade 4).

Secondary objectives:

  • Valorizar o trabalho coletivo e a troca de experiências entre as crianças, promovendo o respeito à diversidade e o espírito colaborativo. (Habilidade 5)
  • Estimular a autonomia e a autoconfiança das crianças, encorajando a busca por soluções criativas e a expressão individual na arte. (Habilidade 6)
  • Explorar a história da arte e a diversidade cultural, enriquecendo o repertório artístico das crianças e ampliando sua visão de mundo. (Habilidade 7)
  • Incentivar a sustentabilidade e a consciência ambiental por meio do uso de materiais recicláveis e da reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente. (Habilidade 8)

Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para iniciar a aula de Artes Visuais, o professor pode introduzir o tema por meio de imagens de obras de arte famosas, como pinturas de artistas renomados ou esculturas de diferentes épocas e culturas. O objetivo é despertar o interesse das crianças pela arte e estimular a observação e a interpretação de formas, cores e texturas.

Em seguida, o professor pode propor uma atividade de observação e discussão das imagens, incentivando as crianças a expressarem suas opiniões e sentimentos em relação às obras. Essa etapa busca desenvolver a capacidade de análise e apreciação da arte, além de estimular a comunicação e a expressão verbal.

Para finalizar a introdução, o professor pode contar uma história ou apresentar um vídeo relacionado ao tema da aula, como a vida de um artista famoso ou o processo de criação de uma obra de arte. Essa estratégia visa envolver emocionalmente as crianças e contextualizar o conteúdo de forma lúdica e acessível.

Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

Review of previous knowledge

Time estimate: 10 – 15 minutes

O professor deve iniciar o desenvolvimento da aula fazendo uma revisão dos conhecimentos anteriores, relembrando as técnicas e materiais utilizados em aulas anteriores, como lápis de cor, giz de cera e tinta guache. Essa revisão busca consolidar o aprendizado e preparar as crianças para as atividades práticas.

Presentation of the theory

Time estimate: 15 – 20 minutes

Em seguida, o professor pode apresentar uma breve introdução teórica sobre as artes visuais, abordando conceitos como cores primárias e secundárias, formas geométricas e orgânicas, e composição visual. Essa explanação tem o objetivo de fornecer uma base teórica para as atividades práticas que virão a seguir.

O professor também pode contextualizar a importância da arte na vida das pessoas, destacando a presença da arte no cotidiano, na natureza e na cultura. Essa reflexão busca ampliar o repertório artístico das crianças e sensibilizá-las para a diversidade de formas de expressão artística.

Practical activities

Time estimate: 20 – 25 minutes

O professor pode propor duas atividades práticas para as crianças explorarem sua criatividade e habilidades artísticas:

Atividade 1: Colagem com materiais recicláveis

Os alunos serão convidados a criar colagens utilizando materiais recicláveis, como papelão, jornal, tampinhas de garrafa e tecidos. O objetivo é estimular a consciência ambiental e a criatividade, além de explorar texturas e formas diferentes na produção artística.

Atividade 2: Pintura com guache

As crianças terão a oportunidade de experimentar a técnica de pintura com guache, explorando cores e misturas para criar obras coloridas e expressivas. O professor poderá propor temas ou incentivar a livre expressão, permitindo que cada aluno desenvolva sua própria linguagem visual.

Essas atividades visam proporcionar um ambiente de aprendizado criativo e estimulante, promovendo a experimentação e a expressão individual na arte.

Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

Learning Check

Time estimate: 5 – 10 minutes

Para verificar o aprendizado das crianças, o professor pode propor uma roda de conversa para que compartilhem suas experiências nas atividades práticas, falem sobre o que mais gostaram de fazer e o que aprenderam sobre as técnicas e materiais utilizados. Essa troca de experiências permite ao professor avaliar o nível de compreensão e engajamento dos alunos.

Student feedback

Time estimate: 5 – 10 minutes

O professor pode pedir aos alunos que desenhem ou pintem um autorretrato expressando como se sentiram durante a aula de Artes Visuais. Essa atividade busca estimular a autoexpressão e a reflexão sobre as emoções vivenciadas na prática artística, além de fornecer um feedback visual para o professor sobre o impacto da aula nos alunos.

Homework

Time estimate: 5 minutes

Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos criem um desenho ou uma pintura inspirados em um tema ou técnica abordados durante a aula, como a colagem com materiais recicláveis ou a pintura com guache. Os alunos poderão compartilhar suas produções na próxima aula, estimulando a continuidade do aprendizado e a valorização do trabalho artístico individual.

Conclusion

Time estimate: 10 – 15 minutes

Para concluir a aula de Artes Visuais, o professor pode fazer uma breve revisão dos principais pontos abordados, destacando a importância da arte na vida das pessoas e a diversidade de formas de expressão artística. O professor pode reforçar a ideia de que cada criança é única e criativa, e que a arte é uma forma de se expressar e se conectar com o mundo.

Por fim, o professor pode incentivar as crianças a continuarem explorando sua criatividade fora da sala de aula, incentivando a prática artística como uma forma de expressão pessoal e de autoconhecimento. A arte pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a imaginação, a sensibilidade e a autoestima.

Rate this post

Leave a Comment