Plano de Aula sobre Sons para Educação Infantil
1. Objectives
Time estimate: 10 – 15 minutes
1.1. Main objectives:
– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de sons e sua importância na vida cotidiana. (Habilidade 1)
– Desenvolver a percepção auditiva dos alunos, permitindo que identifiquem diferentes sons e suas fontes. (Habilidade 2)
– Estimular a criatividade dos alunos através da produção de sons utilizando objetos do dia a dia. (Habilidade 3)
1.2. Secondary objectives:
– Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos durante as atividades práticas. (Habilidade 4)
– Incentivar a expressão oral e a comunicação entre os alunos ao descreverem os diversos sons percebidos. (Habilidade 5)
– Explorar a relação entre sons e emoções, como a alegria, a tristeza e o medo. (Habilidade 6)
2. Introduction
Time estimate: 15 – 20 minutes
Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos quais sons eles ouvem no ambiente escolar. Em seguida, o professor pode apresentar alguns objetos que produzem sons e perguntar se os alunos conseguem identificar de onde vêm esses sons.
É importante destacar a importância dos nossos ouvidos para percebermos o mundo ao nosso redor e como os sons nos ajudam a nos comunicar e nos orientar.
Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode reproduzir diferentes sons e pedir que eles adivinhem quais objetos ou animais estão produzindo esses sons.
3. Development
Time estimate: 50 – 60 minutes
3.1. Atividades de Exploração Auditiva
– Os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de ouvir diferentes sons e identificar suas fontes. Eles poderão utilizar materiais como chocalhos, apitos, campainhas, entre outros.
– Cada grupo deverá descrever oralmente o som ouvido, tentando identificar a fonte do som e suas características.
3.2. Atividade Prática: Criando Sons
– Os alunos terão a chance de criar seus próprios sons utilizando objetos do dia a dia, como panelas, tampas, latas, etc.
– Cada grupo deverá criar uma composição sonora utilizando os objetos disponíveis, explorando diferentes ritmos e intensidades.
4. Return
Time estimate: 15 – 20 minutes
4.1. Apresentação dos Sons Criados
– Cada grupo irá apresentar a sua composição sonora para a turma, explicando quais objetos foram utilizados e como eles produziram os sons.
– Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as composições apresentadas, estimulando a comunicação e a expressão oral.
4.2. Reflexão e Feedback
– O professor irá conduzir uma reflexão sobre a importância dos sons em nossas vidas e como podemos explorar a criatividade através da produção de sons.
– Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e dar feedback sobre as atividades realizadas, destacando o que mais gostaram e o que aprenderam.
5. Homework
Time estimate: 5 minutes
O professor pode sugerir aos alunos que explorem os diferentes sons presentes em suas casas e tragam para a próxima aula algum objeto que produza um som interessante. Eles poderão compartilhar com a turma suas descobertas e impressões.
6. Conclusion
Time estimate: 10 – 15 minutes
Para concluir a aula, o professor pode reforçar a importância da audição e da percepção auditiva para a nossa interação com o mundo. Ele também pode enfatizar como a criatividade e a experimentação com sons podem enriquecer nossa experiência sensorial.
Por fim, o professor pode motivar os alunos a continuarem explorando os sons ao seu redor e a desenvolverem sua capacidade de identificar e apreciar as diferentes manifestações sonoras presentes na natureza e na vida cotidiana.