Produtor de Gears of War acredita que conquistas do Xbox prejudicaram o multiplayer.

Written by Felipe Costa

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Otimização das Conquistas no Multijogador de Gears of War

O sistema de conquistas do Xbox foi uma ótima proposta para enriquecer a experiência de jogo. A passagem do tempo permitiu o amadurecimento deste superjogo, mas isso foi possível graças a uma relação entre tentativa e erro que não necessariamente agradava aos desenvolvedores. Prova disso são as declarações de Rod Fergusson, que acredita que, inicialmente, algumas conquistas arruinaram o multiplayer de Gears of War.

Reflexão de Rod Fergusson sobre as Conquistas em Gears of War

Rod Fergusson é um dos nomes inscritos na história de Gears of War, pois esteve relacionado com a franquia desde o seu nascimento até deixá-la ir com The Coalition e Gears 5 para se dedicar a outros projetos. Junto com Halo, o IP nascido na Epic Games e sempre relacionado ao Xbox foi uma das grandes propostas multiplayer e durante a era da trilogia original milhões de jogadores se reuniram no Xbox LIVE para matar o máximo de criaturas que pudessem. Conseguir conquistas era o nome do jogo a ser exibido entre os usuários do Xbox, mas o criativo não gostou disso.

Durante uma entrevista no podcast My Perfect Console (via True Achievements), Rod Fergusson compartilhou seus pensamentos sobre as primeiras experiências multijogador em Gears of War e por que ele acha que algumas conquistas o arruinaram do ponto de vista de conceito e objetivo.

Segundo Rod Fergusson, a ideia original era jogar em equipe, com coordenação entre os jogadores e proporcionar uma experiência compartilhada e épica, mas algumas conquistas romperam com essa dinâmica: “as conquistas podem ter uma vantagem porque basicamente estão anunciando uma funcionalidade. Vi os aspectos positivos como pensar que tem algo que você não conhece porque é novo no jogo, é uma inovação, então se eu te falar faça 10 vezes e aí você verá as conquistas, você vai tentar a mecânica e você dirá Ah, entendi. Eu projetei as conquistas do Gears desde o início e aprendi que você pode quebrar um jogo com elas. Se você olhar para elas, há algumas coisas multiplayer que simplesmente arruinaram o jogo, como serra elétrica mil inimigos ou matar 10.000 pessoas em partidas versus’ ou ainda Matar 100 inimigos em partidas ranqueadas com o Martelo do Amanhecere, você está tentando ganhar o jogo, mas esse idiota que ele não se importa e está apenas tentando derrubar as pessoas, então você pergunta a ele por que ele não está tentando ganhar o jogo e ele diz que está apenas tentando obter uma conquista, criando um desentendimento.”

Equilíbrio entre Jogabilidade e Conquistas no Multijogador

No entanto, Rod Fergusson mencionou que isso só se aplica ao multiplayer daqueles primeiros anos de Gears of War porque a passagem do tempo e a experiência adquirida permitiram polir a relação entre jogabilidade e conquistas para que as ideias e objetivos coletivos fossem alcançados sem quebrar o jogo.

Qual a sua opinião sobre isso?

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