Plano de Aula sobre Folclore para Alunos do Ensino Fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula sobre Folclore

1. Objectives

Time estimate: 10 – 15 minutes

1.1. Main objectives:

  • Introduzir os alunos ao conceito de folclore e sua importância na cultura brasileira (Habilidade 1);
  • Explorar as principais manifestações folclóricas do Brasil, como lendas, músicas, danças e festas (Habilidades 2, 3);
  • Promover a valorização e preservação das tradições folclóricas entre os alunos, incentivando o respeito à diversidade cultural (Habilidade 5).

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de trabalhos inspirados no folclore brasileiro (Habilidade 4);
  • Promover a interação e o trabalho em equipe por meio de atividades práticas relacionadas ao folclore (Habilidade 6);
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos ao compartilharem suas descobertas sobre o folclore (Habilidade 7).

2. Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para iniciar a aula, o professor irá apresentar o conceito de folclore e explicar sua importância na cultura brasileira. Serão mostrados exemplos de manifestações folclóricas, como o Saci-Pererê, Curupira e Boi-Bumbá.

Em seguida, os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o folclore, criando um ambiente participativo e interativo.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor poderá apresentar alguma manifestação folclórica de forma lúdica, como uma música, dança ou contação de história relacionada ao folclore brasileiro.

3. Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

3.1. Review of previous knowledge

Time estimate: 10 – 15 minutes

O professor irá revisar com os alunos os conceitos básicos do folclore brasileiro apresentados na introdução, certificando-se de que todos compreendam as principais características e exemplares.

3.2. Practical activities

Time estimate: 20 – 25 minutes

Atividade 1: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá uma manifestação folclórica para pesquisar e apresentar para a turma.

Atividade 2: Cada grupo terá que criar uma cena teatral baseada em uma lenda folclórica brasileira para apresentar para a sala.

4. Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

4.1. Learning Check

Time estimate: 5 – 10 minutes

O professor irá verificar o aprendizado dos alunos através das apresentações dos grupos, garantindo que compreenderam as informações sobre o folclore brasileiro.

4.2. Student feedback

Time estimate: 5 – 10 minutes

Os alunos serão convidados a dar um feedback sobre as atividades realizadas, destacando o que mais gostaram e o que aprenderam sobre o folclore.

5. Homework

Time estimate: 5 minutes

Os alunos terão como tarefa de casa pesquisar sobre uma manifestação folclórica que ainda não foi apresentada em sala e preparar uma breve apresentação para compartilhar na próxima aula.

6. Conclusion

Time estimate: 10 – 15 minutes

Para encerrar a aula, o professor fará um resumo dos principais pontos abordados sobre o folclore brasileiro, reforçando a importância da preservação dessas tradições culturais.

Rate this post

Leave a Comment