Plano de Aula sobre Formas Geométricas para o 1o Ano BNCC

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula sobre Formas Geométricas para o 1o Ano BNCC

1. Objectives

Estimated time: 10 – 15 minutes

1.1. Main objectives:

  • Introduzir e familiarizar os alunos do 1o ano com as formas geométricas básicas, como círculo, quadrado, triângulo e retângulo.
  • Ensinar os alunos a identificar e nomear as formas geométricas em seu ambiente cotidiano.
  • Desenvolver a percepção visual dos alunos em relação às formas, auxiliando no desenvolvimento da habilidade de observação e classificação.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da utilização das formas geométricas em atividades artísticas.
  • Promover a interação entre os alunos, incentivando a comunicação e cooperação na identificação das formas.

2. Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para iniciar a aula, o professor irá mostrar imagens das formas geométricas básicas e perguntar aos alunos se reconhecem alguma delas. Em seguida, o professor explicará que as formas geométricas estão presentes em nosso dia a dia e que são importantes para a compreensão e representação do mundo ao nosso redor.

Para motivar os alunos, o professor pode propor uma atividade onde os alunos deverão encontrar formas geométricas em objetos da sala de aula ou em desenhos.

3. Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

3.1. Apresentação das formas geométricas

O professor irá apresentar as formas geométricas básicas, mostrando suas características e propriedades. Serão explorados o círculo, quadrado, triângulo e retângulo, destacando números de lados e ângulos.

3.2. Reconhecimento e classificação

Os alunos serão convidados a identificar e classificar as formas geométricas em diferentes objetos e figuras. Serão incentivados a desenhar e nomear as formas encontradas.

3.3. Practical activities

Os alunos participarão de atividades lúdicas, como quebra-cabeças de formas, jogos de associar formas aos nomes e desenhos livres utilizando as formas geométricas aprendidas.

4. Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

4.1. Learning Check

O professor fará perguntas aos alunos sobre as formas geométricas apresentadas, verificando se conseguem identificá-las corretamente.

4.2. Discussão em grupo

Será aberta uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas experiências na identificação e classificação das formas. O professor irá estimular a participação de todos e corrigir eventuais equívocos.

5. Homework

Time estimate: 5 minutes

O professor irá propor como tarefa de casa que os alunos observem as formas geométricas em suas casas e tragam exemplos para compartilhar na próxima aula.

6. Conclusion

Estimated time: 10 – 15 minutes

O professor fará um resumo dos principais pontos abordados na aula, destacando a importância das formas geométricas e incentivando os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o tema.

Rate this post

Leave a Comment