1. Objectives
Time estimate: <10 – 15 minutos>
1.1. Main objectives:
- Oferecer uma experiência lúdica que permita às crianças compreenderem conceitos básicos de física, como força e movimento, por meio da prática do boliche.
- Desenvolver a coordenação motora e habilidades motoras grossas, promovendo o movimento físico e a atividade na educação infantil.
- Fomentar valores de espírito esportivo e trabalho em equipe, incentivando as crianças a respeitar e apoiar os colegas durante as atividades.
1.2. Secondary objectives:
- Estimular a criatividade dos alunos ao criar desafios relacionados ao boliche, como estabelecer regras diferentes ou desenhar seus próprios pinos.
- Promover a socialização entre os alunos, permitindo que eles compartilhem experiências e se conectem através da prática do jogo.
- Facilitar o aprendizado sobre conceitos matemáticos simples, como contagem e adição de pontos, através do acompanhamento das pontuações durante o jogo.
- Incentivar a expressão verbal e a comunicação entre os alunos, permitindo que eles expliquem suas estratégias e compartilhem observações sobre o jogo.
Introduction
Time estimate: <15 – 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor pode apresentar o tema do boliche, mostrando a importância do jogo como atividade recreativa. O professor deve explicar que a aula envolverá jogar boliche, e discutir rapidamente como o jogo é jogado e quais são as regras.
Em seguida, o professor deve formular perguntas que despertem a curiosidade das crianças, como: “Quem já jogou boliche antes?” ou “Qual é a parte que vocês mais gostam do jogo?”. Isso ajudará a identificar o conhecimento prévio dos alunos e a criar um ambiente de engajamento.
O professor pode também introduzir uma breve explicação sobre como a força e a direção da bola influenciam o movimento, utilizando exemplos do cotidiano, como a forma como empurramos um brinquedo para que ele se mova, ajudando a contextualizar a atividade de forma divertida.
Para finalizar a introdução, o professor pode compartilhar uma curiosidade sobre o boliche, como sua origem ou como ele é jogado em diferentes partes do mundo, despertando ainda mais o interesse das crianças.
Development
Time estimate: <50 – 60 minutos>
3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 – 15 minutos>
O professor deve iniciar relembrando as habilidades motoras que as crianças já aprenderam em aulas anteriores e como essas habilidades estarão em prática durante o boliche. Uma breve discussão ou demonstração de como acertar os pinos com a bola pode ajudar a unir teoria e prática.
3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 – 20 minutos>
O professor pode explicar a dinâmica do boliche, discutindo como a força e a direção da bola são essenciais para derrubar os pinos. É importante fazer essa apresentação de forma lúdica, utilizando recursos visuais, como desenhos ou objetos que representem os elementos do jogo.
Durante a explicação, o professor deve encorajar as crianças a participarem, fazendo perguntas e sugerindo que pensem em maneiras de melhorar suas jogadas. Isso ajuda a promover o aprendizado ativo e engaja os alunos.
3.3. Practical activities
Time estimate: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Jogo de Boliche
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá a chance de jogar boliche com pinos feitos de garrafas plásticas e uma bola de tamanho apropriado. O professor deve supervisionar a atividade, garantindo que todos tenham a oportunidade de jogar e entender as regras.
Atividade 2: Criando desafios
Após algumas rodadas, o professor pode incentivar os alunos a pensar em regras diferentes ou em variações do jogo – como competir por equipes ou criar “desafios” onde terão que derrubar pinos de uma certa forma. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo.
Essas atividades práticas permitem que os alunos experimentem os conceitos teóricos em um contexto divertido, desenvolvendo habilidades motoras, criatividade e socialização.
Return
Time estimate: <15 – 20 minutos>
4.1. Learning Check
Time estimate: <5 – 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve reunir as crianças para compartilhar o que aprenderam. Pode-se fazer uma roda de conversa onde três ou quatro alunos compartilhem como se sentiram jogando e o que descobriram sobre como derrubar os pinos de forma eficaz.
O professor deve fazer perguntas simples, como: “O que acontece quando empurramos a bola mais forte?” ou “Qual estratégia foi mais eficaz para derrubar os pinos?”. Isso ajudará a reforçar a compreensão dos alunos sobre os conceitos de força e movimento.
4.2. Student feedback
Time estimate: <5 – 10 minutos>
O professor pode solicitar um breve feedback das crianças, pedindo que compartilhem algo que aprenderam ou algo que gostaram muito. Essa troca de experiências permite que os alunos verbalizem suas impressões sobre a atividade.
Homework
Time estimate: <5 minutos>
Para finalizar, o professor pode sugerir que os alunos desenhem uma cena do jogo de boliche em casa ou que contem a seus familiares sobre a atividade e o que aprenderam. Essa tarefa ajuda a fortalecer os conceitos abordados e envolve a família.
Conclusion
Time estimate: <10 – 15 minutos>
Para encerrar a aula, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos, como a força e o movimento envolvidos no boliche, e a importância do jogo como uma forma de socializar e se divertir em grupo.
O professor pode destacar a relevância de atividades físicas e recreativas para a saúde e o desenvolvimento, incentivando os alunos a praticar jogos e esportes regularmente.
Por fim, pode-se sugerir que os alunos pensem em outras atividades em que possam aplicar o que aprenderam sobre força e movimento, reforçando que a aprendizagem continua fora da sala de aula. O professor deve criar um ambiente acolhedor e motivador, para que os alunos saiam da aula animados para a prática de esportes e atividades físicas.