Plano de Aula: Caça ao Tesouro na Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Time estimate: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Estimular a curiosidade e o interesse das crianças pelo ambiente ao seu redor por meio de uma atividade lúdica.
  • Desenvolver habilidades de observação e resolução de problemas, promovendo o raciocínio lógico e a criatividade.
  • Fomentar o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito entre os colegas em um ambiente dinâmico e divertido.

1.2. Secondary objectives:

  • Incentivar a exploração do espaço escolar, permitindo que as crianças se familiarizem com diferentes locais e elementos do ambiente.
  • Integrar os conteúdos abordados em sala de aula com atividades práticas e de vivência.
  • Promover habilidades de comunicação e autoestima ao permitir que cada criança compartilhe suas descobertas com o grupo.

2. Introduction

Time estimate: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode perguntar às crianças se elas já ouviram falar em caças ao tesouro e o que acham que é. Após ouvir as respostas, o educador pode explicar que elas participarão de uma caça ao tesouro, onde precisarão explorar o ambiente escolar, seguindo pistas e resolvendo enigmas.

O professor pode contextualizar a atividade, explicando que a caça ao tesouro não é apenas uma brincadeira, mas uma maneira divertida de aprender sobre o espaço onde vivem e a importância da observação nos estudos.

Para aguçar a curiosidade, o professor pode contar uma história sobre piratas e tesouros escondidos, convidando as crianças a imaginarem que são detetives à procura de algo muito precioso.

3. Development

Time estimate: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Time estimate: <10 – 15 minutos>

O professor começa a aula revisando conceitos relacionados ao ambiente escolar e à importância de respeitá-lo. Uma discussão simples pode ser feita sobre o que as crianças conhecem e observam na escola, utilizando perguntas como: “O que vocês gostam de fazer aqui?” ou “Quais são as plantas e animais que vocês conhecem?”

3.2. Presentation of the theory

Time estimate: <15 – 20 minutos>

O professor introduz o conceito de observação e exploração, destacando como essas habilidades são importantes na vida cotidiana. Utilizando objetos do ambiente (como plantas ou materiais escolares), ele pode explicar como investigar e fazer descobertas.

O professor deve criar um clima de expectativa, explicando que na caça ao tesouro eles irão utilizar essas habilidades para encontrar pistas que os levarão até o tesouro escondido. É essencial que as crianças compreendam a importância do trabalho em equipe e que, ao final, elas compartilharão suas descobertas com os colegas.

3.3. Practical activities

Time estimate: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Caça ao Tesouro

Os alunos se dividem em pequenos grupos e recebem a primeira pista que os conduz a um local específico da escola. Cada pista pode conter uma pequena charada ou enigma relacionado a elementos do ambiente que eles devem resolver. Os materiais necessários incluem cartões com as pistas.

Atividade 2: Compartilhando Descobertas

Após encontrarem o “tesouro” (que pode ser uma caixa com materiais de arte ou um brinde simbólico), cada grupo compartilha com a turma suas pistas e o que aprenderam durante a atividade. Isso ajuda a reforçar a união entre os alunos e a importância de trabalhar em equipe.

4. Return

Time estimate: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Time estimate: <5 – 10 minutos>

Após a atividade, o professor deve realizar uma roda de conversa, onde as crianças podem compartilhar suas experiências e o que aprenderam durante a caça ao tesouro. Perguntas como: “Qual foi a parte mais divertida para você?” ou “O que você aprendeu sobre o nosso espaço escolar?” podem guiar essa discussão.

4.2. Student feedback

Time estimate: <5 – 10 minutos>

O professor pode pedir que as crianças desenhem o que elas mais gostaram na atividade. Isso não apenas permite que as crianças expressem suas opiniões, mas também ajuda o professor a avaliar o engajamento e a compreensão dos alunos sobre o tema abordado.

5. Homework

Time estimate: <5 minutos>

O professor pode sugerir que as crianças façam um desenho de um lugar que elas gostariam de explorar, imaginando que estão em uma nova caça ao tesouro neste local. Elas podem trazer esses desenhos e compartilhar na próxima aula.

6. Conclusion

Time estimate: <10 – 15 minutos>

Para finalizar, o professor deve reforçar os principais aprendizados da aula, destacando a importância da observação e do trabalho em equipe. Ele pode lembrar as crianças de que sempre podem ser detetives em busca de novos conhecimentos e que a curiosidade é a chave para descobertas importantes.

Além disso, o professor pode sugerir que as crianças pratiquem a observação curiosa em casa, perguntando às crianças sobre o que mais gostaram em explorar e como isso se conecta a aprender mais sobre o mundo ao seu redor.

Rate this post

Leave a Comment