Plano de Aula de Inglês: 1º ao 5º Ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula de Vocabulário em Inglês

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Enriquecer o vocabulário dos alunos em inglês, expandindo seu repertório de palavras relacionadas a temas do cotidiano.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita em inglês, permitindo que os alunos se expressem de maneira mais fluente e eficaz.
  • Incentivar a curiosidade e o interesse pela aprendizagem do idioma, mostrando a relevância do inglês em um contexto global.

1.2. Secondary objectives:

  • Fomentar o trabalho em equipe, estimulando os alunos a colaborarem em atividades que envolvem o uso do novo vocabulário.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise, encorajando os alunos a buscar significado e contexto das novas palavras.
  • Promover a autoavaliação e reflexão sobre o próprio aprendizado, permitindo que os alunos identifiquem suas dificuldades e conquistas no uso do idioma.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor começará relembrando as palavras e expressões discutidas em aulas anteriores sobre o tema “Vida Escolar”. A ideia é garantir que todos os alunos compreendam o que foi abordado e tenham uma base consistente. Em seguida, o professor apresentará um pequeno diálogo em inglês com palavras-chave que serão o foco da aula.

Para contextualizar a importância do vocabulário, o professor poderá perguntar aos alunos: “Por que é importante conhecer novas palavras em inglês?” e “Como você se sente ao se comunicar em inglês?” Isso ajudará a identificar a motivação dos alunos e a relevância da aprendizagem do idioma.

Por fim, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a língua inglesa, como seu status como língua franca no mundo ou as palavras mais utilizadas no dia a dia. Isso ajudará a despertar o interesse dos alunos e a contextualizar a aula.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor revisará rapidamente o vocabulário abordado anteriormente, utilizando um jogo de memorização. Os alunos formarão pares e, alternadamente, dirão uma palavra em inglês e deverão encontrar seu significado ou uma tradução em português. Essa dinâmica irá refrescar a memória dos alunos e criar um ambiente interativo.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor apresentará novas palavras relacionadas ao cotidiano, como objetos da sala de aula, verbos de ação e adjetivos para descrever sentimentos. Essas palavras serão apresentadas com imagens e exemplos práticos. O professor incentivará a participação ativa, fazendo perguntas e desafiando os alunos a usarem as novas palavras em frases.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Caça-palavras

O professor cria um caça-palavras contendo as novas palavras do vocabulário. Os alunos deverão encontrá-las e, em seguida, fazer uma lista com 3 frases que utilizem as palavras encontradas.

Atividade 2: Jogo de Tabuleiro

Os alunos são divididos em grupos e jogarão um tabuleiro onde eles devem responder perguntas sobre as novas palavras. Cada resposta correta permitirá que eles avancem no jogo. Isso ajudará a reforçar o conteúdo de forma lúdica e colaborativa.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor pode perguntar aos alunos quais novas palavras eles aprenderam e como as usariam em uma conversa. Isso permitirá ao professor ver quais palavras foram absorvidas.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor solicitará que os alunos escrevam em um papel suas impressões sobre a aula e uma palavra nova que aprenderam, assim como um exemplo de uso dessa palavra. Isso permitirá ao professor entender como foi a aceitação do tema abordado.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor sugerirá que os alunos criem um pequeno texto em inglês utilizando ao menos cinco das novas palavras aprendidas. Devem trazer esse texto na próxima aula para compartilhar com os colegas, reforçando a prática do vocabulário em um contexto criativo.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reforçando as novas palavras e sua importância na comunicação. Além disso, será destacado como o vocabulário enriquece a aprendizagem do inglês e a capacidade de expressão dos alunos.

O professor pode convidar os alunos a refletirem sobre a importância do inglês em diferentes áreas da vida, desde a educação até carreiras profissionais, e a prática cotidiana do idioma em suas interações. Também pode sugerir recursos, como aplicativos ou websites, que incentivem a prática do vocabulário fora da sala de aula.

Por fim, o professor lembrará aos alunos de que cada palavra nova é uma ferramenta que os ajudará a se comunicar melhor e a expandir seu conhecimento sobre o mundo.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo