Plano de Aula: Dia da Bandeira na Educação Infantil – BNCC

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula: Dia da Bandeira na Educação Infantil

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Proporcionar uma compreensão do significado e da importância da bandeira nacional, estimulando o respeito e a valorização dos símbolos nacionais.
– Desenvolver a identidade nacional, promovendo a apreciação do patrimônio cultural e a cidadania entre as crianças.
– Incentivar a expressão artística dos alunos, utilizando a bandeira como tema central para atividades criativas.

1.2. Secondary objectives:

– Estimular a curiosidade e o interesse das crianças pela história e pela cultura do Brasil.
– Promover o trabalho em grupo, cultivando a cooperação e o respeito pelas opiniões e habilidades dos colegas.
– Fomentar a linguagem oral e escrita ao discutir e registrar as ideias e sentimentos dos alunos sobre a bandeira.
– Integrar diferentes áreas do conhecimento, como Artes, História e Educação Física, ao abordar atividades relacionadas ao tema da bandeira.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode apresentar imagens da bandeira nacional e perguntar às crianças o que elas sabem sobre ela. Esse questionamento inicial ajuda a relembrar ou a introduzir o tema e a estimular a participação ativa dos alunos.

Em seguida, o professor pode explicar brevemente o significado de cada elemento da bandeira (as cores, a estrela, a faixa) e a importância de respeitar o símbolo nacional. Para contextualizar a relevância do assunto, pode-se mencionar eventos históricos importantes em que a bandeira teve destaque, como as celebrações do Dia da Independência.

Para despertar o interesse das crianças, o professor pode compartilhar uma curiosidade sobre a bandeira, como o fato de que ela passou por diferentes versões desde a sua criação até a atual. Isso ajuda a tornar o assunto mais atrativo e engajador.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve começar revisando com os alunos os conhecimentos que já possuem sobre a bandeira e outros símbolos nacionais. Isso pode ser feito através de uma roda de conversa, onde as crianças podem compartilhar o que sabem e relacionar isso ao que foi discutido anteriormente sobre o Brasil e sua cultura.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Após a revisão, o professor irá explicar de maneira lúdica e simplificada a história da bandeira do Brasil, destacando as mudanças ao longo do tempo e a simbologia dos seus elementos. Durante esta apresentação, o professor pode utilizar recursos visuais, como imagens e vídeos, para tornar a explicação mais dinâmica.

O professor deve estabelecer conexões com o cotidiano dos alunos, perguntando como eles veem a bandeira em diferentes contextos (escolas, eventos, festas) e reforçando a mensagem de valorizar e respeitar os símbolos nacionais.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: A bandeira em arte
Nessa atividade, os alunos usarão papéis coloridos, tesouras e cola para criar sua própria interpretação da bandeira. Cada aluno deve representar o que a bandeira significa para ele, explorando a criatividade e a expressão individual. No final da atividade, as crianças podem compartilhar e explicar suas produções, desenvolvendo habilidades de comunicação.

Atividade 2: Canto da bandeira
Nesta atividade, os alunos participarão de uma pequena encenação onde cantarão o Hino Nacional, vinculado ao momento de hasteamento da bandeira. O professor pode orientar as crianças sobre a importância de respeitar e cantar o hino com dignidade, reforçando a conexão entre a música e o simbolismo da bandeira.

Estas atividades práticas ajudam os alunos a vivenciar as ideias discutidas em sala, além de permitir a exploração da criatividade e da expressão artística.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades práticas, o professor deve realizar uma breve revisão sobre o que foi aprendido. Para isso, pode pedir que as crianças compartilhem suas experiências ao criar as bandeiras e seu sentimento ao cantar o hino, promovendo um espaço para a troca de ideias.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Em seguida, o professor pode pediraos alunos que desenhem algo que aprenderam sobre a bandeira ou que escrevam uma frase sobre o que ela representa para eles. Essa atividade permite ao professor avaliar a compreensão dos alunos e também dá voz às suas interpretações sobre o tema.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos encontrem objetos em casa que tenham as cores da bandeira (verde, amarelo, azul e branco) e tragam na próxima aula. Essa tarefa ajudará a reforçar a conexão emocional e visual com as cores da bandeira, ao mesmo tempo que promove o engajamento familiar.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância da bandeira como símbolo da identidade nacional e da cultura brasileira. Ele pode enfatizar que, além de ser um símbolo, a bandeira também representa a união e a diversidade do país.

O professor pode sugerir que os alunos continuem explorando a história do Brasil e de seus símbolos, criando assim um vínculo mais forte com sua identidade cultural. É importante reforçar que cada um tem um papel na valorização e no respeito à bandeira e seus significados.

Finalmente, o professor deve lembrar os alunos da relevância de se conhecer e valorizar sua própria cultura, e como suas ações podem contribuir para um ambiente mais respeitoso e solidário dentro da sociedade.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo