Plano de Aula: Seres Vivos e Não Vivos – 1º Ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a diferença entre seres vivos e não vivos, além de suas características.
  • Estimular a observação do ambiente ao redor, promovendo o reconhecimento da diversidade de formas de vida e elementos não vivos presentes.
  • Incentivar o respeito e a valorização da natureza, despertando interesse pela preservação dos seres vivos e seu habitat.

1.2. Secondary objectives:

  • Promover o trabalho em grupo e a comunicação entre os alunos, através de atividades colaborativas.
  • Desenvolver a curiosidade e a capacidade de fazer perguntas sobre o mundo natural.
  • Fomentar habilidades de pesquisa, permitindo que os alunos busquem informações sobre diferentes seres vivos e inanimados.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode conectar o tema aos interesses dos alunos, perguntando sobre seus animais de estimação ou plantas que têm em casa. Em seguida, pode definir o que são seres vivos e não vivos, apresentando algumas características que os distinguem, como reprodução e desenvolvimento nos seres vivos e a ausência dessas características nos não vivos.

O professor poderá também exibir imagens de vários seres vivos e não vivos (como plantas, animais, água, pedras, etc.) e questionar os alunos sobre o que eles observam, guiando a discussão com perguntas direcionadas. Isso ajuda a engajar os alunos logo no início da aula.

Para finalizar a introdução, o professor pode compartilhar uma curiosidade, como o fato de que existem mais células em um corpo humano do que estrelas na Via Láctea, despertando a curiosidade dos alunos sobre o tema.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor começará revisando conceitos aprendidos em aulas anteriores sobre natureza, ecossistemas e a classificação básica dos seres vivos. Isso pode ser feito por meio de uma dinâmica, como um jogo de perguntas e respostas.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve explicar as principais características dos seres vivos (como respiração, alimentação e reprodução) e dos não vivos (como solidez, forma e inércia). Usar exemplos do cotidiano ajudará a tornar o conteúdo mais acessível, como falar sobre frutas, árvores e objetos do dia a dia, por exemplo, pedras e água. É importante que o professor estimule a participação dos alunos com perguntas e discussões.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Caça ao tesouro de seres vivos e não vivos

Os alunos sairão em grupos pela escola ou pátio para encontrar exemplos de seres vivos e não vivos. Eles coletarão imagens ou desenharão as coisas que encontrarem. Ao retornar, discutirão o que coletaram e como identificaram se eram vivos ou não.

Atividade 2: Criação de um mural

Usando as informações coletadas, os alunos, em grupos, criarão um mural ilustrando seres vivos e não vivos, organizando-os de maneira que represente seu ambiente natural. Isso pode envolver desenhos, colagens e o uso de recortes de revistas.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, os alunos devem compartilhar suas descobertas e o que aprenderam sobre seres vivos e não vivos. O professor pode fazer perguntas para estimular a reflexão, como “O que fez você entender melhor a diferença entre eles?” e “Qual foi a descoberta que mais gostou?”.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor poderá pedir que os alunos desenhem ou escrevam uma coisa que aprenderam na aula e uma dúvida que ainda tenham. Isso ajudará a identificar o que foi compreendido e o que ainda precisa ser abordado.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode solicitar que os alunos pesquisem em casa sobre um ser vivo que eles gostariam de conhecer melhor, incluindo o que o animal ou planta come, onde vive e uma curiosidade. Eles poderão trazer suas descobertas para a próxima aula.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor deve fazer um resumo dos principais conceitos abordados sobre seres vivos e não vivos, reforçando suas características e a importância de ambos para o meio ambiente. Ele pode enfatizar que todos os seres vivos dependem, de alguma forma, dos elementos não vivos para sobreviver.

O professor também pode introduzir a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) relacionada ao tema, como a importância da aprendizagem sobre a diversidade da vida (EF01CI01) e o valor da observação e experimentação para conhecer o mundo na Educação Infantil (EI03CG03).

Por último, o professor deve encorajar os alunos a continuarem observando a natureza ao seu redor e a respeitar todas as formas de vida, instigando a curiosidade e o cuidado pelo meio ambiente desde cedo.

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