Plano de Aula: Aniversário da Cidade na Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Compreender a importância do aniversário da cidade como um momento de celebração e reflexão sobre a história e cultura local.
  • Desenvolver a identidade cidadã dos alunos, promovendo o respeito e valorização pela cidade onde vivem.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a criatividade na elaboração de atividades relacionadas ao tema.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a investigação sobre a história local, incentivando a pesquisa e a curiosidade dos alunos.
  • Relacionar a data comemorativa com discussões sobre cidadania e responsabilidade social.
  • Promover a expressão artística e cultural, permitindo que os alunos explorem diversas linguagens, como música, dança e artes visuais.
  • Incentivar o engajamento dos alunos em atividades comunitárias em prol da cidade.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

No início da aula, o professor deve apresentar o tema do aniversário da cidade, expondo algumas curiosidades e a relevância histórica da data. É interessante iniciar com uma dinâmica, como perguntar aos alunos o que eles mais gostam na cidade e se possuem alguma história ou lembrança especial que gostariam de compartilhar.

O professor pode contextualizar a história da cidade, mencionando aspectos culturais, personagens importantes e eventos marcantes. Isso ajudará a criar um laço emocional e de pertencimento nos alunos. Para isso, pode utilizar imagens, músicas e vídeos, apresentando as várias facetas da cidade.

Além disso, ao longo da introdução, o professor pode incluir curiosidades, como a fundação da cidade, as mudanças ao longo dos anos e a diversidade cultural presente na comunidade. Isso pode incluir informações sobre festas, tradições e aspectos que tornem a cidade única.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode começar revendo os conceitos de cidadania e identidade cultural discutidos em aulas passadas. Através de um pequeno quiz ou jogo de perguntas e respostas, os alunos relembram conteúdos já abordados, criando um ponto de conexão entre o que já sabem e a nova temática.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Nesta etapa, o professor apresenta a relação entre o aniversário da cidade e a identidade cultural dos alunos, enfatizando a importância da história e das tradições. Os alunos devem perceber como as datas comemorativas refletem a cultura e a vivência da sociedade.

O professor pode abordar temas como a formação da cidade, cultura popular, lendas locais e comemorações, trazendo histórias e contextos que ajudem os alunos a se sentirem parte da comunidade. Este exercício pode ser enriquecido com a apresentação de vídeos e músicas típicas da região.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando um mural da cidade

Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais de artesanato (papel, tintas, figuras recortadas) para criar um mural que represente a cidade. Cada grupo deverá pesquisar e selecionar elementos significativos para a representação da cultura, história e festas locais, expondo o que aprenderam.

Atividade 2: Encenação de histórias locais

Os alunos se organizam em grupos para encenar um evento histórico ou uma lenda da cidade. Eles devem criar um pequeno roteiro e utilizar adereços e figurinos que ajudem a criar a atmosfera para a apresentação. Essa atividade promoverá a criatividade e o trabalho em equipe, além de reforçar o conhecimento sobre a cidade.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades práticas, o professor deve pedir que os grupos compartilhem suas experiências e o que aprenderam. Perguntas como: “O que mais gostaram de descobrir sobre a cidade?” ou “Como as histórias contadas refletem a cultura local?” podem ajudar nessa revisão.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode solicitar que os alunos escrevam em um papel as suas opiniões sobre as atividades, destacando o que mais gostaram e o que ainda têm curiosidade para aprender. Essa atividade pode ajudar o professor a avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema, além de promover a reflexão.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Para casa, o professor pode pedir que os alunos pesquisem sobre uma curiosidade ou um personagem histórico da cidade e tragam informações para compartilhar na próxima aula. Essa pesquisa estimula a curiosidade e a valorização do contexto local, promovendo um aprendizado mais profundo.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a conexão entre a história e a identidade da cidade e a importância do tema para a formação da cidadania. A citação de exemplos sobre como a cultura local se reflete no cotidiano dos alunos pode reforçar o aprendizado.

O professor pode também sugerir materiais, como books ou sites, que os alunos podem explorar para aumentar seu conhecimento sobre a cidade. O incentivo à participação em eventos comunitários e a conscientização sobre a importância de valorizar o local onde se vive encerra a aula com um forte apelo à cidadania ativa.

Por fim, o professor deve reforçar que cada um pode contribuir para a melhoria da sua cidade, através de ações simples no dia a dia, e que o conhecimento sobre sua história e cultura é um passo importante para ser um cidadão consciente.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo