1. **Objetivos**
Time estimate: <10 - 15 minutos>
1.1. **Objetivos principais**:
– Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar as cores para expressar emoções e sentimentos nas suas produções artísticas.
– Incentivar a exploração criativa, permitindo que os alunos experimentem combinações de cores em suas obras.
– Permitir que os alunos entendam a conexão entre arte e emoção, reconhecendo como diferentes combinações de cores podem influenciar a percepção e o sentimento do observador.
1.2. **Objetivos secundários**:
– Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração por meio de atividades que envolvem a criação de obras coletivas.
– Estimular a capacidade de crítica e apreciação estética, ao analisar obras de arte famosas que utilizam cores de maneira impactante.
– Conectar a arte com outras áreas do conhecimento, como psicologia e filosofia, ao discutir como as cores têm diferentes significados em culturas distintas.
**Referência à BNCC**: Este plano de aula contribui para o desenvolvimento das competências de arte propostas na BNCC, especialmente na área de “Exploração de diferentes linguagens artísticas” e a “Apreciação e fruição de obras de arte.
2. **Introdução**
Time estimate: <15 - 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor deve perguntar aos alunos o que eles sabem sobre cores e suas associações emocionais. Um diálogo sobre a percepção das cores em diferentes situações do cotidiano pode ajudar a despertar interesse.
Em seguida, o professor pode apresentar obras de artistas famosos, como Van Gogh e Monet, destacando como eles usaram cores para transmitir emoções em suas pinturas. O objetivo é mostrar como a cor é uma ferramenta poderosa na comunicação artística.
Por fim, o professor pode apresentar algumas curiosidades, como o fato de que a cor azul pode evocar sentimentos de calma, enquanto o vermelho pode ser associado à paixão e à energia.
3. **Desenvolvimento**
Time estimate: <50 - 60 minutos>
3.1. **Revisão dos conhecimentos anteriores**
Time estimate: <10 - 15 minutos>
O professor pode iniciar a aula revisando brevemente os conceitos de formas e texturas que foram discutidos em aulas anteriores. Isso pode ser feito através de uma roda de conversa em que os alunos compartilham suas ideias sobre como esses elementos podem interagir com as cores.
3.2. **Apresentação da teoria**
Time estimate: <15 - 20 minutos>
A apresentação da teoria deve abordar como as cores podem ser agrupadas em cores primárias, secundárias e terciárias, e como essas relações podem ser utilizadas em uma paleta de cores. O professor também pode discutir a teoria das cores e suas implicações emocionais.
Durante essa etapa, o professor deve incentivar a participação dos alunos com perguntas como: “Que emoções você associa com a cor amarela?” e “Como a cor verde pode mudar a sensação de uma obra de arte?”.
3.3. **Atividades práticas**
Time estimate: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: **A Experiência das Cores**
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um conjunto de tintas e pincéis. Eles deverão criar uma obra de arte que represente uma emoção específica, utilizando no mínimo três cores diferentes. Ao final, cada grupo explicará sua escolha de cores e a emoção que tentaram transmitir.
Atividade 2: **Caminhada das Cores**
Os alunos sairão da sala para observar o ambiente escolar e farão anotações sobre as cores que eles veem e como essas cores os fazem sentir diferentes emoções. Em seguida, eles voltarão para a sala e discutirão suas observações, criando uma colagem que represente a “Paleta de Emoções da Escola”.
Essas atividades permitem que os alunos explorem as teorias aprendidas de maneira prática e criativa, experimentando como as cores se conectam às emoções.
4. **Retorno**
Time estimate: <15 - 20 minutos>
4.1. **Verificação do aprendizado**
Time estimate: <5 - 10 minutos>
O professor deve promover uma discussão em grupo onde cada aluno compartilha suas percepções sobre as cores e as emoções que experimentaram durante as atividades. Perguntas como “Qual cor você acha mais impactante e por quê?” podem incentivar uma análise mais profunda.
4.2. **Feedback dos alunos**
Time estimate: <5 - 10 minutos>
Os alunos devem ser convidados a escrever um pequeno parágrafo sobre a atividade que mais gostaram e o que aprenderam sobre cores e emoções. Essa prática poderá ajudar o professor a entender o que funcionou bem e o que pode ser aprimorado nas próximas aulas.
5. **Tarefa de casa**
Time estimate: <5 minutos>
O professor pode sugerir que os alunos criem um mural em casa utilizando recortes de revistas que representem suas emoções favoritas através das cores. Eles devem apresentar o mural na próxima aula.
6. **Conclusão**
Time estimate: <10 - 15 minutos>
Para finalizar a aula, o professor deve recuperar os principais pontos discutidos, enfatizando a importância da coloração na arte e suas associações emocionais. O recado final deve reforçar como a arte é uma excelente forma de expressar sentimentos e que cada cor possui um significado que pode ser explorado em suas próprias criações.
O professor pode sugerir recursos adicionais, como vídeos de artistas falando sobre a escolha de cores em suas obras ou livros sobre a psicologia das cores. Além disso, deve encorajar os alunos a observar as cores ao seu redor e como elas podem impactar suas emoções no dia a dia.
Por fim, o professor deve lembrar que a arte é um reflexo de suas experiências e emoções, e que cada um tem uma voz única a ser expressa através das cores.