1. Objectives
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Main objectives:
- Promover a inclusão e o acesso ao conhecimento para todos os alunos, respeitando as diferentes necessidades educacionais.
- Desenvolver estratégias que ajudem os alunos com deficiência a se tornarem autônomos no processo de aprendizagem.
- Estimular a empatia e a compreensão acerca das diversidades presentes no ambiente escolar, promovendo um espaço de respeito e acolhimento.
1.2. Secondary objectives:
- Fomentar a autoconfiança dos alunos ao reconhecer suas habilidades e potencialidades.
- Desenvolver habilidades sociais e de comunicação através de atividades colaborativas.
- Oferecer um ambiente de aprendizagem adaptado que considere os diferentes estilos e ritmos de aprendizado.
- Encorajar os alunos a participar ativamente de suas comunidades escolares e sociais.
2. Introduction
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
No início da aula, o professor deve relembrar os conceitos abordados na aula anterior sobre “Inclusão Educacional”, garantindo que todos os alunos tenham um entendimento básico sobre a importância da educação inclusiva.
Em seguida, o professor pode apresentar duas situações que promovam a reflexão sobre o respeito às diferenças: “Como podemos ajudar um colega que tem dificuldades de aprendizagem?” e “Qual a importância da inclusão no ambiente escolar?”.
É fundamental contextualizar a importância do AEE, enfatizando que o objetivo é atender às especificidades de cada aluno, promovendo desenvolvimento e aprendizado de forma equitativa. O professor pode compartilhar histórias de sucesso de alunos que, com o devido apoio, conseguiram superar desafios e alcançar seus objetivos pessoais e acadêmicos.
3. Development
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Review of previous knowledge
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
O professor deve iniciar revisando os conceitos-chave discutidos nas aulas anteriores, tais como inclusão, diversidade, e estratégias de ensino diferenciadas. Esta revisão pode ser feita por meio de uma discussão interativa onde os alunos compartilham suas experiências com a inclusão.
3.2. Presentation of the theory
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
O professor deve então apresentar a teoria sobre o AEE, destacando a importância de um ensino que atenda às necessidades e potencialidades de cada aluno. É essencial explicar como o AEE serve como um suporte, trabalhando em colaboração com o ensino regular para garantir o direito à educação a todos. O professor pode explicar as metodologias inclusivas e as adaptações curriculares necessárias para atender aos alunos com deficiência.
3.3. Practical activities
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Dinâmica de empatia
Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo receberá uma situação que simule um desafio enfrentado por um aluno com deficiência. Eles deverão discutir e apresentar estratégias sobre como ajudar esse colega, promovendo a inclusão e a empatia.
Atividade 2: Criação de materiais adaptados
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar materiais didáticos adaptados utilizando diferentes recursos (visuais, auditivos, táteis). Cada grupo apresentará seu material e como ele pode facilitar a aprendizagem de alunos com diferentes necessidades.
4. Return
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Learning Check
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Após as atividades práticas, é importante que o professor revise os aprendizados com os alunos. Pode-se solicitar que compartilhem o que aprenderam durante as dinâmicas e como essas experiências podem ser aplicadas no dia a dia escolar.
4.2. Student feedback
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Os alunos deverão escrever uma breve resposta às seguintes perguntas:
- O que mais te impactou na aula de hoje?
- Qual estratégia sobre inclusão você considera mais importante?
5. Homework
Estimativa de tempo: <5 minutos>
O professor deve sugerir que os alunos busquem informações sobre diferentes deficiências e como essas podem impactar a aprendizagem. Eles podem escolher uma deficiência específica e apresentar em forma de cartaz sobre como promover a inclusão de forma eficaz.
6. Conclusion
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Para finalizar a aula, o professor deverá fazer um resumo dos principais conceitos abordados, destacando a importância do AEE dentro da proposta de uma educação inclusiva. É essencial ressaltar que cada aluno é único e possui um papel fundamental na construção de um ambiente respeitoso e acolhedor.
O professor pode indicar materiais como books e vídeos sobre inclusão escolar, que possam ajudar os alunos a se aprofundar mais no tema. Além disso, o professor deve enfatizar que a inclusão é uma responsabilidade de todos dentro da escola e que as atitudes de cada um são cruciais para garantir que todos tenham o direito à educação.
Por fim, reforçar que a diversidade é uma riqueza e que o respeito e a empatia são fundamentais para um convívio harmonioso entre todos os alunos, preparando-os não apenas para o ambiente escolar, mas para a sociedade como um todo.