Plano de Aula: Romero Britto na Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Introduzir os alunos ao estilo artístico de Romero Britto, explorando suas características e a forma como ele usa cores vibrantes e formas lúdicas para expressar emoções e mensagens.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos através da prática de atividades artísticas que imitam o estilo de Britto, permitindo que eles se expressem livremente.
  • Fomentar a apreciação da arte como forma de comunicação e expressão cultural, conectando a obra de Britto com temas como amor, paz e alegria.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a cooperação entre os alunos por meio de atividades em grupo que promovam o trabalho em equipe na criação de obras de arte coletivas.
  • Promover habilidades de observação e interpretação nas crianças ao analisarem obras de Britto e discutirem suas percepções sobre elas.
  • Criar um ambiente que valorize a diversidade de ideias e a individualidade de cada aluno ao compartilhar suas criações artísticas.
  • Conectar as atividades artísticas com elementos da cultura brasileira, enfatizando a importância de valorizar a arte nacional e seus representantes.
    (BNCC: ARTE – Ensino Fundamental – EF15AR03)

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve apresentar uma breve biografia de Romero Britto, destacando sua infância, trajetória e como ele se tornou um artista famoso internacionalmente. Isso ajudará os alunos a entenderem melhor a importância de sua obra.

Em seguida, o professor pode exibir algumas imagens icônicas de suas obras, fazendo perguntas como: “O que vocês veem nesta pintura?” e “Quais sentimentos essa obra traz para vocês?”. Essa discussão inicial ajudará a estimular a curiosidade dos alunos sobre a obra do artista.

Após a apresentação, pode-se falar sobre como a arte pode representar emoções e enviar mensagens positivas ao público. O professor pode compartilhar uma história inspiradora sobre a vida de Britto, como sua dedicação a projetos sociais e sua paixão por ajudar o próximo através da arte.

Para finalizar esta parte, o professor pode convidar os alunos a compartilharem suas próprias experiências com arte, como desenhos ou pinturas que tenham feito, criando um espaço para que se sintam mais conectados ao assunto.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve começar revisando o que os alunos já conhecem sobre arte, utilizando um jogo de perguntas e respostas rápidas para ativar o conhecimento prévio. Questões como: “O que é arte?” e “Quais tipos de arte vocês conhecem?” podem ser feitas, promovendo a participação dos alunos.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve então apresentar a teoria necessária para o entendimento do estilo de Britto. Isso inclui discutir temas como cores, formas e a mensagem que os artistas tentam transmitir através de sua obra. Destacar a importância da arte popular e moderna e como Britto representa esses elementos é fundamental.

Durante essa apresentação, o professor deve incentivar a participação ativa, realizando perguntas e promovendo um diálogo, como: “Por que vocês acham que Britto escolhe essas cores?” ou “Como vocês se sentiriam se fossem artistas como ele?”.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando arte ao estilo Britto

Os alunos serão convidados a criar suas próprias obras inspiradas no estilo de Romero Britto. Para isso, o professor deve fornecer papel, lápis de cor, canetinhas e adesivos coloridos.

A atividade consistirá em desenhar um personagem ou uma cena utilizando cores vibrantes e formas geométricas, estimulando a criatividade e a expressão individual dos alunos.

Atividade 2: Mural coletivo

Após a primeira atividade, a turma deve se dividir em grupos para colaborar na criação de um mural gigante. Cada grupo receberá uma parte do mural para desenhar, seguindo as mesmas orientações do trabalho individual.

O professor deverá unir as partes ao final, criando uma obra coletiva e promovendo a noção de equipe e colaboração entre os alunos.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve solicitar que os alunos compartilhem as experiências vividas durante as atividades, discutindo as lições aprendidas e as emoções que suas obras representam. Perguntas como: “O que você sente ao ver seu desenho?” e “Como foi trabalhar em equipe para criar o mural?” podem ser feitas.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor deve encerrar a aula solicitando feedback dos alunos, pedindo que eles escrevam em um papel: “Qual foi a parte mais divertida da aula?” e “O que você gostaria de aprender mais sobre Romero Britto ou arte?”. Esta atividade auxilia o professor a entender a perspectiva dos alunos e melhorar aulas futuras.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Como tarefa, o professor pode sugerir que os alunos façam um desenho em casa, inspirando-se em elementos da sua própria vida ou cultura, e que tragam para a próxima aula. Essa tarefa reforça o conceito de expressão individual na arte e a aplicação do que foi aprendido em sala.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais conceitos discutidos, reforçando a importância da arte e a expressividade do estilo de Romero Britto. Deve-se destacar como a atividade prática possibilitou que os alunos se conectassem com a arte de maneira lúdica e colaborativa.

Ao final, o professor pode encorajar os alunos a continuarem explorando a arte em suas vidas, ressaltando que a criatividade é uma habilidade valiosa e que todos têm algo único a expressar. Sugerir visitas a museus ou exposições de arte, quando possível, pode ser uma forma de incentivar essa curiosidade e aprendizado contínuo.

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