Plano de aula: Substantivo Simples e Composto – 4º Ano
1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>
1.1. Main objectives:
– Compreender a diferença entre substantivos simples e compostos, conhecendo suas definições e aplicações no contexto da língua portuguesa.
– Desenvolver a habilidade de identificar e utilizar substantivos simples e compostos em frases e textos.
– Estimular o interesse pela leitura e escrita ao reconhecer a importância dos substantivos na construção do sentido nas frases.
1.2. Secondary objectives:
– Fomentar o trabalho colaborativo através de atividades em grupo que envolvem a criação de frases e textos.
– Incentivar a criatividade dos alunos ao criar novas palavras e combinações que podem resultar em substantivos compostos.
– Promover a revisão e prática da ortografia, conectando os substantivos às regras gramaticais da língua portuguesa.
– Conectar a aprendizagem dos substantivos ao cotidiano dos alunos, mostrando como eles são importantes na comunicação.
2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor deve perguntar aos alunos se eles conhecem a diferença entre substantivos simples e compostos. O objetivo é ativar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para o conteúdo a ser desenvolvido.
Em seguida, o professor pode apresentar algumas palavras do cotidiano, como “girassol” e “cachorro-quente”, explicando aos alunos que são exemplos de substantivos compostos. Para tornar a introdução mais significativa, o professor pode destacar como o uso correto desses substantivos é importante na comunicação do dia a dia.
Para tornar a aula mais dinâmica, pode-se compartilhar curiosidades sobre a formação de palavras e como algumas delas evoluíram ao longo do tempo, cativando assim a atenção dos alunos e motivando a participação ativa.
3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>
3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>
O professor deve iniciar esta parte revisando o conceito de substantivo e suas classificações, como substantivos próprios, comuns, concretos e abstratos abordados em aulas anteriores. Essa revisão pode ser feita através de um breve quiz ou com perguntas direcionadas ao grupo, estimulando o engajamento de todos.
3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>
A seguir, o professor deve apresentar a teoria sobre substantivos simples e compostos. É importante explicar que um substantivo simples é formado por uma única palavra, enquanto o composto é formado por duas ou mais palavras unidas.
O professor pode dar exemplos práticos e convidar os alunos a fornecerem suas próprias sugestões de substantivos simples e compostos. Além disso, o professor deve abordar a importância da acentuação e escrita correta dos substantivos compostos, discutindo possíveis dúvidas e promovendo uma rica interação.
3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: Caça ao substantivo
O professor prepara uma lista de frases em que determinados substantivos estão em destaque. Os alunos devem identificar quais são simples e quais são compostos, registrando suas respostas. Essa atividade promove a prática direta do que foi aprendido.
Atividade 2: Criando substâncias
Divididos em grupos, os alunos devem criar novas palavras que podem ser utilizadas como substantivos compostos, utilizando palavras que tenham relação entre si. Por exemplo, “aguardente” (água + ardente) ou “tubarão-martelo” (tubarão + martelo). Cada grupo apresenta suas criações e justifica suas escolhas.
Essas atividades práticas possibilitam a aplicação do conhecimento de forma colaborativa e divertida, estimulando a criatividade e o aprendizado ativo.
4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>
4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve fazer uma revisão rápida, perguntando aos alunos sobre o que aprenderam em relação aos substantivos simples e compostos. A situação pode ser explorada através de perguntas como: “Qual substantivo composto vocês acharam mais interessante?” ou “Como o conhecimento sobre substantivos pode ajudar na sua escrita?”.
4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>
O professor deve solicitar que os alunos escrevam em um papel, por um minuto, suas respostas para as seguintes perguntas:
– O que foi mais fácil de aprender sobre substantivos simples e compostos?
– Há algo que vocês ainda querem entender melhor?
Essa atividade permite que o professor compreenda a eficácia da aula e identifique quaisquer áreas que necessitem de mais detalhamento.
5. Homework
Time estimate: <5 minutos>
O professor deve sugerir que os alunos façam uma pequena redação em casa utilizando pelo menos cinco substantivos compostos, enfatizando a importância de revisar suas escritas. Além disso, os alunos devem ser incentivados a observar o uso de substantivos em textos que leem diariamente, como books e revistas.
6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>
Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais conceitos discutidos sobre substantivos simples e compostos, reforçando a diferença entre eles e a importância do uso adequado na comunicação.
O professor pode discutir como os substantivos estão presentes na linguagem do dia a dia e como sua correta utilização pode enriquecer a escrita e a fala. Sugestões de leitura, exercícios adicionais ou jogos relacionados a substantivos podem ser oferecidos para que os alunos continuem explorando o tema.
Por fim, o professor deve motivar os alunos a utilizar os substantivos em suas práticas diárias de comunicação, ressaltando que o conhecimento gramatical é uma ferramenta importante para se expressar melhor, tanto na escrita quanto na oralidade.