Plano de Aula: Portal do Professor

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Compreender a evolução da música brasileira a partir de suas diversas influências culturais e sociais.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos ao analisar letras e suas mensagens dentro do contexto histórico e social.
  • Reconhecer a importância da música como um meio de expressão e identidade cultural no Brasil.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade dos alunos na composição de letras de músicas que reflitam experiências e temas contemporâneos.
  • Promover o trabalho em equipe, onde os alunos possam explorar diferentes gêneros musicais e suas características.
  • Fomentar habilidades de pesquisa ao investigar a trajetória de artistas e movimentos musicais brasileiros.
  • Incentivar a apreciação da diversidade musical brasileira, reconhecendo sua ligação com a cultura local e nacional.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor começará a aula relembrando os principais estilos musicais abordados em aulas anteriores, como Samba, Bossa Nova, MPB e Funk. Isso garantirá que todos os alunos tenham um contexto inicial para a discussão atual.

O professor apresentará algumas questões provocadoras, como: “Como a música reflete os acontecimentos sociais e políticos do Brasil?” e “Quais estilos musicais mais impactaram a cultura brasileira?”.

Para contextualizar a importância do tema, o professor poderá destacar que a música é um poderoso veículo de comunicação e de resistência, muitas vezes servindo como um reflexo das lutas e das conquistas sociais dos brasileiros.

Por fim, o professor pode compartilhar curiosidades ou dados interessantes sobre a música brasileira, como a origem do Samba durante a escravidão ou como a Bossa Nova conquistou o mundo na década de 60.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Durante esta fase, o professor revisará com os alunos as características dos principais gêneros musicais discutidos anteriormente, promovendo uma discussão em grupo ou uma breve apresentação de alguns alunos sobre seus músicos ou estilos favoritos.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Neste passo, o professor abordará a evolução da música brasileira, explicando como os diferentes fatores sociais e culturais influenciaram sua formação ao longo das décadas. Serão explorados artistas marcantes que representam cada um dos gêneros, discutindo suas contribuições e legados.

Durante a apresentação, o professor deve estimular a participação dos alunos, fazendo perguntas e promovendo debates, permitindo que eles se conectem emocionalmente com a música.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Montando uma linha do tempo musical

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão um tema específico relacionado a um período ou estilo da música brasileira. Cada grupo deve criar uma linha do tempo com os principais eventos e artistas desse período, utilizando cartolina, canetas coloridas e imagens para ilustrar.

Atividade 2: Composição de letras

Os alunos serão desafiados a compor uma letra musical que reflita uma questão social atual, utilizando recursos literários e estilísticos aprendidos em aula. Depois, cada grupo apresentará sua composição para a turma.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor revisará os principais conceitos discutidos, incentivando os grupos a compartilharem o que aprenderam com suas linhas do tempo e composições. Perguntas como “Que mensagem sua letra transmite?” são importantes para aprofundar a reflexão.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pedirá aos alunos que escrevam uma coisa nova que aprenderam e uma dúvida que ainda persiste sobre o tema. Isso ajudará o professor a entender como os alunos absorveram o conteúdo e quais tópicos poderão ser revisados nas próximas aulas.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve solicitar que os alunos escolham uma música brasileira que represente um momento ou movimento histórico e escrevam uma breve análise sobre sua importância cultural e social. Essa tarefa reforçará os conceitos da aula e proporcionará uma oportunidade de reflexão individual.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos, destacando a diversidade da música brasileira e suas contribuições culturais. Ele enfatizará a história da música como uma forma de resistência e identidade no Brasil, ressaltando como cada gênero reflete aspectos de nossa sociedade.

O professor poderá indicar materiais de pesquisa adicionais, como documentários sobre a história da música no Brasil ou livros que tratam do impacto da música nas questões sociais.

Por fim, será importante relembrar aos alunos como a música não é só entretenimento, mas também um dos mais potentes veículos de transformação social e cultural. O docente deve incentivar os alunos a continuarem explorando a música como forma de entender e interagir com o mundo ao seu redor.

Rate this post

Leave a Comment