1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>
1.1. Main objectives:
– Compreender o papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, destacando suas vantagens e desafios.
– Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica do uso das tecnologias no cotidiano escolar e na vida pessoal dos alunos, promovendo a autonomia e a responsabilidade digital.
– Estimular a criatividade dos alunos na utilização de ferramentas tecnológicas para aprimorar projetos e atividades escolares.
1.2. Secondary objectives:
– Promover a colaboração entre os alunos por meio de atividades que envolvam trabalho em equipe, utilizando plataformas digitais para o compartilhamento de ideias e projetos.
– Fomentar o desenvolvimento de habilidades de comunicação através da produção de conteúdo digital, como blogs, vlogs ou apresentações.
– Introduzir conceitos de cidadania digital e ética no uso das tecnologias, preparando os alunos para um uso consciente e seguro da internet.
– Incentivar a conexão entre o conteúdo curricular e as ferramentas tecnológicas disponíveis, tornando o aprendizado mais dinâmico e contextualizado.
2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor pode fazer uma breve sondagem sobre quais tecnologias os alunos utilizam no dia a dia, tanto na escola quanto em casa. Em seguida, deve contextualizar a importância da tecnologia no ensino, ressaltando que ela não substitui o professor, mas o complementa, tornando o processo educacional mais rico e diversificado.
Para criar uma ligação com a vivência dos alunos, o professor pode apresentar um vídeo curto mostrando como a tecnologia tem transformado a educação, destacando exemplos de uso da realidade virtual, plataformas de aprendizado online e aplicativos educativos.
3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>
3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>
O professor deve revisar conceitos importantes discutidos em aulas anteriores relacionados ao uso de tecnologia, como internet, redes sociais, ferramentas de pesquisa e aplicações educacionais. Um quiz interativo pode ser uma boa estratégia para engajar os alunos nesse momento.
3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>
O professor deve apresentar uma visão geral sobre os diferentes tipos de tecnologias disponíveis para a educação, como aplicativos de gerenciamento de aprendizado, plataformas de videoconferência e recursos multimídia. O foco deverá ser em como essas ferramentas podem facilitar a aprendizagem e auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades.
Nesse momento, é fundamental a participação ativa dos alunos por meio de perguntas e discussões, abordando temas como a importância da pesquisa crítica e do uso seguro da internet. Exemplos práticos de como professores têm utilizado a tecnologia em sala de aula podem tornar o aprendizado mais monumentário.
3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: Pesquisa colaborativa online
Os alunos serão divididos em pequenos grupos e desafiados a pesquisar sobre uma ferramenta tecnológica específica (por exemplo, aplicativos de aprendizado, plataformas de ensino à distância, jogos educacionais), utilizando dispositivos conectados à internet.
Cada grupo deve criar uma apresentação curta sobre a ferramenta escolhida, abordando suas funcionalidades, como ela pode ser utilizada na educação e seus prós e contras.
Atividade 2: Criando um projeto digital
Os alunos, em grupos, devem criar um projeto utilizando uma ferramenta digital (por exemplo, apresentação em slides, vídeo ou blog) sobre um tema relacionado à sua experiência com a tecnologia na educação. Cada grupo deve apresentar seu projeto, promovendo o compartilhamento de ideias e experiências.
Essas atividades práticas possibilitam que os alunos experimentem a tecnologia em um contexto educacional, desenvolvendo habilidades de colaboração e comunicação, além de estimular a criatividade.
4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>
4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve promover uma conversa aberta, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizagens. Perguntas como: “O que você aprendeu sobre a ferramenta que pesquisou?” e “Como a tecnologia pode mudar a forma como estudamos?” podem gerar uma discussão rica.
4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>
O professor deve solicitar que os alunos escrevam um ou dois pontos que aprenderam e uma dúvida que ainda têm sobre o uso da tecnologia na educação. Isso ajudará a identificar se algum conceito precisa ser revisado em futuras aulas.
5. Homework
Time estimate: <5 minutos>
O professor pode sugerir que os alunos explorem uma nova ferramenta digital relacionada a um tema de interesse pessoal ou acadêmico e tragam suas experiências e impressões para a próxima aula. Além disso, pode incentivar que compartilhem essa ferramenta com colegas, promovendo o aprendizado colaborativo.
6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>
Para concluir, o professor fará um resumo dos conceitos abordados, destacando a importância da tecnologia no ensino e como ela pode enriquecer a experiência de aprendizagem. Reforçará que a tecnologia não é um fim em si mesma, mas um meio para desenvolver habilidades que serão essenciais no futuro.
O professor pode sugerir aos alunos alguns sites e aplicativos que podem ser úteis para seus estudos, reforçando a importância da pesquisa e do aprendizado contínuo. Ao final, deve enfatizar a responsabilidade que todos têm em fazer um uso ético e seguro das tecnologias, incentivando-os a serem cidadãos digitais conscientes.
Por fim, o professor lembrará que a tecnologia é uma ferramenta poderosa que, quando utilizada corretamente, pode abrir portas para um futuro mais enriquecedor e dinâmico na educação.