Plano de Aula: Bolha de Sabão na Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de Aula: Bolha de Sabão na Educação Infantil

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Proporcionar experiências lúdicas e sensoriais através da criação de bolhas de sabão, estimulando a curiosidade e o prazer pelo aprendizado.
  • Desenvolver habilidades motoras finas e a coordenação ao manipular instrumentos para fazer bolhas.
  • Explorar conceitos básicos de ciência, como ar, pressão e formas geométricas, através da observação e experimentação com bolhas.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade dos alunos ao permitir que eles experimentem diferentes formas de criar bolhas de sabão.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe ao realizar atividades em grupos.
  • Desenvolver a linguagem oral ao incentivar os alunos a descreverem suas experiências e observações.
  • Realçar a importância da observação na ciência, encorajando os alunos a notarem o que acontece com as bolhas.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode contar uma breve história sobre como as bolhas de sabão são formadas. Isso ajudará a captar a atenção dos alunos e a conectar suas experiências Sensoriais com o conteúdo que será abordado.

Após a história, o professor pode perguntar: “Quem aqui já fez ou viu bolhas de sabão?” e explorar as experiências dos alunos, valorizando suas contribuições. Essa interação idéias pode criar um clima de camaradagem na sala de aula.

Como um envolvimento inicial, o professor pode mostrar um vídeo curto de bolhas de sabão sendo criadas de várias formas, despertando a curiosidade e o entusiasmo dos alunos para experimentar eles mesmos.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar a parte prática revendo rapidamente com os alunos o que eles sabem sobre ar e formas geométricas. Pode perguntar: “O que acontece quando sopramos?” e “Quais formas vemos nas bolhas?” Incentivar as crianças a desenhar no quadro algumas formas que conhecem pode ajudar a visualização dos conceitos.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor pode introduzir a teoria sobre como as bolhas se formam. Explique que as bolhas são feitas de ar e líquido e que elas têm a forma esférica por causa da pressão. Essa explicação pode ser intuitiva para a idade e facilmente acompanhada por ilustrações coloridas.

Em seguida, o professor pode mostrar diferentes utensílios para criar bolhas (como canudos, formas de plástico etc.), explicando como cada um deles pode gerar diferentes tamanhos e formas de bolhas, promovendo uma discussão sobre as diferenças.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando bolhas de sabão

Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá instrumentos e uma solução de sabão. Eles devem experimentar diferentes métodos para criar bolhas, como assoprar através de canudos ou mergulhar formas na solução.

Atividade 2: Observação das bolhas

Após fazer as bolhas, os alunos serão incentivados a observar e discutir o que acontece com as bolhas — como elas flutuam, mudam de forma e estouram. O professor pode fornecer lenços ou papel toalha para que eles possam registrar suas observações desenhando o que acharam mais interessante.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor deve fazer uma revisão em grupo, onde cada aluno pode compartilhar o que mais gostou na atividade e o que aprenderam sobre as bolhas. Perguntas como: “Por que você acha que as bolhas são redondas?” podem ser feitas para instigar o pensamento crítico.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode solicitar que cada aluno desenhe uma bolha e escreva uma palavra que representa o que aprenderam hoje. Isso não só oferece feedback sobre o aprendizado mas também é uma ótima forma de integrar a linguagem e a arte na atividade.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Como tarefa de casa, os alunos podem ser incentivados a criar uma cajinha de bolhas em casa e observar como as bolhas se formam em diferentes ambientes, registrando suas experiências de forma que possam compartilhar na próxima aula.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais conceitos discutidos, enfatizando a física simples por trás das bolhas e a importância da observação na ciência. O professor pode encorajar alunos a sempre serem curiosos e a experimentarem mais com diferentes materiais e formas.

Por fim, o professor pode promover a importância de métodos de ensino que utilizam o jogo e a experimentação, refletindo sobre a BNCC, especialmente no que tange à valorização de práticas pedagógicas que incentivem a curiosidade e o desenvolvimento da ciência desde a educação infantil.

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