Plano de Aula de Língua Portuguesa: 7º Ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Compreender a definição e as características dos gêneros textuais, destacando suas funções na comunicação.
  • Desenvolver a habilidade de identificar e produzir diferentes gêneros textuais, promovendo a fluência na escrita e leitura.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso de gêneros textuais em contextos diversos, reconhecendo sua importância na vida cotidiana.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade dos alunos ao elaborar textos em diferentes gêneros.
  • Promover a interação e colaboração entre os alunos durante atividades de produção textual.
  • Fomentar a capacidade de comunicação clara e eficaz, essencial na elaboração de textos relevantes.
  • Valorizar a diversidade dos gêneros textuais em diversas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve relembrar o que foi discutido em aulas anteriores sobre a função da linguagem e suas modalidades. O objetivo é garantir uma base sólida para a compreensão do que são gêneros textuais.

O professor pode trazer algumas obras literárias conhecidas e perguntar aos alunos que tipo de textos são, criando um espaço para discutir esse tópico. Em seguida, é importante contextualizar a relevância do tema, explicando como os gêneros textuais permeiam a comunicação do dia a dia – desde mensagens de texto e e-mails até narrativas e poesias.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar exemplos interessantes, como letras de músicas, trechos de contos populares ou até pequenos trechos de reportagens, solicitando que os alunos identifiquem o gênero ao qual pertencem.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode iniciar revisando os conceitos básicos de linguagem e como ela se manifesta em diferentes contextos. Uma dinâmica de perguntas e respostas sobre diferentes gêneros pode ajudar os alunos a relembrar suas ideias prévias.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Nesta etapa, o professor deve apresentar as principais características dos gêneros textuais: narrativo, descritivo, dissertativo, entre outros. É fundamental abordar as normas e estruturas de cada gênero e como isso influencia a forma com que a mensagem é transmitida. Serão abordados exemplos reais de textos diferentes, demonstrando a utilidade e funcionalidade de cada gênero.

O professor deve estimular a participação dos alunos, fazendo perguntas sobre onde eles já viram ou utilizaram esses gêneros, promovendo uma discussão enriquecedora e prática.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criação de um gênero textual

Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar um texto em um gênero específico (por exemplo, uma crônica sobre um amigo ou uma notícia sobre um evento da escola). Eles devem usar as diretrizes discutidas anteriormente e apresentar seus textos para a turma.

Atividade 2: Análise de textos

Cada grupo receberá diferentes gêneros de textos (poema, notícia, conto, etc.) e deverá fazer uma análise de suas características e finalidades. Cada grupo deve compartilhar suas descobertas com a classe, promovendo a troca de conhecimento.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode pedir que os grupos compartilhem os principais aprendizados de suas atividades. Perguntas como “Qual gênero foi mais desafiador de produzir e por quê?” podem ajudar a guiar essa discussão.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos poderão escrever individualmente em um papel suas opiniões sobre a aula, respondendo a perguntas como: “O que você aprendeu de mais interessante hoje?” e “Sobre qual gênero textual você gostaria de aprender mais?”. Isso proporcionará ao professor um feedback valioso para futuras aulas.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos escolham um gênero textual que mais lhes interessou durante a aula e escrevam um texto curto em casa. Eles devem trazer essa produção para discutir na próxima aula, reforçando a prática da escrita.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para encerrar, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos sobre os gêneros textuais, enfatizando sua relevância na comunicação eficaz. É importante que todos compreendam que a prática constante é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura.

Ao concluir, o professor deve sugerir materiais complementares, como books de autores que exploram diferentes gêneros textuais e análise de obras literárias contemporâneas. Ressaltando a importância da prática da leitura e escrita na vida cotidiana dos alunos e como isso impacta suas experiências em diversas áreas do conhecimento.

Por fim, o professor deve incentivar os alunos a explorarem mais os gêneros textuais em suas atividades diárias, mostrando que cada um de nós realiza escolhas textuais constantemente, que influenciam nossas relações e comunicação no dia a dia.

Rate this post

Leave a Comment