Plano de Aula: Dia dos Pais na Educação Infantil – Gente Miúda

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula: Dia dos Pais

1. Objectives
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Celebrar a figura paterna e promover a valorização dos laços familiares entre os alunos, estimulando a afetividade.
– Estimular a criatividade dos alunos através da realização de atividades artísticas e de produção textual relacionadas ao Dia dos Pais.
– Fomentar a expressão oral e a apresentação de sentimentos e emoções de maneira respeitosa e significativa.

1.2. Secondary objectives:

– Incentivar o envolvimento dos familiares nas atividades escolares, promovendo a interação entre pais e filhos.
– Desenvolver habilidades motoras e coordenação através de atividades manuais e artísticas.
– Criar um ambiente de aprendizagem que valorize a diversidade das estruturas familiares, respeitando e reconhecendo diferentes formas de paternidade.
– Promover a reflexão sobre a importância dos pais e figuras de referência na vida das crianças, abordando temas como amor, cuidado e responsabilidade.

2. Introduction
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos o que eles sabem sobre o Dia dos Pais e quais sentimentos e lembranças têm em relação a essa data. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e estimular as crianças a compartilharem suas experiências.

Em seguida, o professor pode explicar brevemente a origem do Dia dos Pais, destacando a importância de homenagear aqueles que desempenham um papel significativo na vida dos filhos.

Para contextualizar o tema, o professor pode contar uma história sobre uma figura paterna, ressaltando as qualidades que tornam esses indivíduos especiais. Uma opção é utilizar um book ilustrado que aborde a temática da paternidade de forma lúdica.

Por fim, para incentivar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre como diferentes culturas celebram o Dia dos Pais ao redor do mundo.

3. Development
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar revisando os conceitos de família e amor, que foram abordados em aulas anteriores. Esta revisão pode ser feita com um jogo de perguntas e respostas ou através de uma roda de conversa onde os alunos compartilhem suas ideias sobre o que é família e o que sentem pelos pais.

3.2. Presentation of the theory
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve introduzir o tópico do Dia dos Pais, explicando a importância dessa celebração e como ela se relaciona com o amor e o respeito. É fundamental destacar que a paternidade pode assumir diferentes formas e que o amor familiar é um valor universal.

Durante esta parte da aula, o professor pode utilizar recursos visuais, como imagens e vídeos curtos, que mostrem diversas maneiras pelas quais os filhos e pais se conectam. O professor deve incentivar a participação dos alunos com perguntas refletivas, como “O que você mais gosta de fazer com seu pai?” e “Como você se sente quando está com ele?”.

3.3. Practical activities
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Cartão para o Dia dos Pais
Os alunos irão criar um cartão para presentear seus pais no Dia dos Pais. Para isso, precisarão de papel, canetas coloridas, tesoura e colas. O professor pode sugerir ideias criativas, como desenhos, colagens e palavras que expressam sentimentos, como “amor”, “obrigado”, entre outros.

Atividade 2: Contação de histórias
Os alunos podem se dividir em grupos e compartilhar histórias sobre momentos especiais vividos com seus pais ou figuras paternas. Cada grupo pode criar uma pequena apresentação ou dramatização que ilustre a parceria e o cuidado, promovendo a expressão oral e a escuta ativa entre os colegas.

Essas atividades permitem que os alunos coloquem em prática o que aprenderam sobre a valorização da figura paterna e estimulam a criatividade, além de promoverem o afeto.

4. Return
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor pode pedir aos alunos que compartilhem o que escreveram ou desenharam em seus cartões. Perguntas como: “O que você escreveu no seu cartão e por quê?” podem ajudar os alunos a refletirem sobre a atividade e a expressarem seus sentimentos.

4.2. Student feedback
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor deve pedir que os alunos compartilhem suas impressões sobre a aula. Isso pode ser feito através de uma dinâmica onde cada criança diz uma palavra que representa o que aprendeu ou como se sentiu durante as atividades. Isso ajuda a perceber a conexão emocional com o tema abordado.

5. Homework
Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos, junto com seus pais, assistam a um filme ou leiam um livro que tenha como tema a paternidade. O aluno deverá trazer para a próxima aula um pequeno resumo do que gostou na atividade em família, promovendo a interação e o vínculo.

6. Conclusion
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância do amor e dos laços familiares. Destacar que o Dia dos Pais é uma oportunidade de reconhecer e valorizar essas relações é essencial.

O professor pode sugerir aos alunos que, após a aula, pensem em maneiras de demonstrar amor e gratidão a seus pais, não apenas no Dia dos Pais, mas todos os dias. Essa reflexão pode ajudar a construir uma cultura de respeito e carinho nas relações familiares.

Por fim, o professor pode incentivar os alunos a continuarem criando e expressando seus sentimentos, seja através de outras produções artísticas ou na interação cotidiana com seus pais e familiares, visando sempre o fortalecimento dos vínculos emocionais.

Rate this post

Leave a Comment