Plano de Aula: Redação – 3º Ano do Ensino Médio

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de Aula: Redação – 3º Ano do Ensino Médio

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de redigir textos dissertativos-argumentativos, seguindo a estrutura normativa e as convenções da língua portuguesa.
  • Estimular a reflexão crítica sobre temas relevantes da atualidade, promovendo a argumentação baseada em dados e opiniões fundamentadas.
  • Preparar os alunos para o ENEM e demais vestibulares, proporcionando prática na elaboração de redações que atendam aos critérios de avaliação.

1.2. Secondary objectives:

  • Fomentar a criatividade e a originalidade na escrita, incentivando a elaboração de pontos de vista próprios.
  • Promover o trabalho colaborativo através de atividades em grupo, onde os alunos podem revisar e sugerir melhorias nos textos uns dos outros.
  • Desenvolver habilidades de revisão e autoavaliação, ajudando os alunos a identificar e corrigir erros na escrita.
  • Explorar diferentes gêneros textuais, ampliando o repertório cultural e a capacidade de adaptação à proposta do tema.
  • Aprofundar o conhecimento sobre a BNCC, especificamente em relação às competências de leitura e produção textual.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para começar a aula, o professor deve relembrar os tipos textuais e a estrutura de um texto dissertativo, com enfoque nas características da argumentação. Essa revisão pode incluir exemplos práticos de redações anteriores e critérios de avaliação.

Em seguida, o docente deve apresentar um tema atual para debate, como “O impacto das redes sociais na comunicação contemporânea”. Perguntas como “Como as redes sociais alteram a forma como nos comunicamos?” e “Quais são as implicações sociais e psicológicas deste fenômeno?” podem ser levantadas.

Para contextualizar a importância do tema, o professor pode mencionar estudos e dados que demonstrem a influência das redes sociais na vida cotidiana, além de compartilhar histórias que possam ressoar com as experiências dos alunos. Usar vídeos curtos ou dados estatísticos pode tornar a introdução mais atrativa.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor inicia revisando os conceitos básicos de redação já discutidos em aulas anteriores, focando em estrutura, coesão e coerência, uso de conectivos e argumentação. Isso pode ser feito por meio de uma breve dinâmica em grupo.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Nesta etapa, o professor explana a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão. É fundamental incluir dicas sobre como construir argumentos sólidos e como contrabalançar opiniões contrárias para fortalecer a própria argumentação. Exemplos de redações bem estruturadas devem ser apresentadas para ilustrar os conceitos.

O docente deve incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo discussões e analisando juntos os textos apresentados, assim estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Redação em grupo

Os alunos serão divididos em grupos e receberão um tema polêmico para debater e elaborar uma redação dissertativa-argumentativa em conjunto. Cada grupo deve investigar diferentes pontos de vista e elaborar uma proposta de redação que defenda uma posição específica sobre o tema.

Os grupos devem ter acesso a computadores ou tablets para pesquisa, além de material de escrita. Ao final da atividade, cada grupo apresentará seu texto para a classe e receberá feedback dos colegas e do professor.

Atividade 2: Revisão entre pares

Nesta atividade, os alunos trocarão suas redações individuais escritas em casa com um colega, realizando a leitura e sugerindo correções, melhorias e pontos que podem ser acrescentados ou destacados. Essa prática é importante para que os alunos desenvolvam a habilidade de revisão e crítica construtiva.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve promover uma discussão sobre as experiências de aprendizado, perguntando sobre os principais desafios enfrentados durante a redação e as técnicas que os ajudaram. É importante reforçar a conexão entre teoria e prática, discutindo especialmente os feedbacks recebidos.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos poderão expressar suas opiniões através de uma breve reflexão escrita sobre o que aprenderam. Perguntas como “Qual parte do processo de escrita você achou mais desafiadora?” e “O que você gostaria de aprofundar na próxima aula?” podem ser utilizadas.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve atribuir uma redação dissertativa-argumentativa para ser feita em casa, com um tema relacionado ao que foi debatido em sala de aula. Esse exercício deverá ser feito seguindo a estrutura discutida, e os alunos deverão trazer uma cópia impressa ou digitalizada para a próxima aula.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos em aula, reforçando a importância da prática da redação e do pensamento crítico na construção de argumentos. O professor poderá sugerir leituras complementares e recursos online para que os alunos continuem praticando suas habilidades de escrita.

Por fim, o docente reforçará que a capacidade de argumentar e se expressar por escrito é essencial não só para os exames, mas também para a vida acadêmica e profissional dos alunos, convidando-os a aplicar as habilidades adquiridas em diferentes contextos.

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