Plano de Aula de Educação Física: 6º Ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de Aula de Educação Física: Jogos Cooperativos

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

Proporcionar aos alunos uma compreensão dos jogos cooperativos e sua importância para a construção da cidadania e do trabalho em equipe.

Desenvolver habilidades sociais nos alunos, como empatia, respeito e a capacidade de colaborar com os outros, criando um ambiente de apoio e solidariedade.

Incentivar a prática da atividade física como meio de promover a saúde e o bem-estar, destacando os benefícios dos jogos cooperativos em relação ao condicionamento físico e à socialização.

1.2. Secondary objectives:

Estimular a criatividade dos alunos na criação de jogos e atividades físicas que valorizem a cooperação.

Promover a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe em diversas áreas da vida, e como isso pode ser benéfico no ambiente escolar e nas relações interpessoais.

Fomentar a auto-estima dos alunos através da realização de atividades coletivas, onde cada um contribui com suas habilidades para o sucesso do grupo.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve perguntar aos alunos sobre suas experiências com jogos e esportes em equipe. A ideia é fazer uma roda de conversa onde cada um possa expressar o que sente em relação a competições e cooperação.

Em seguida, o professor apresenta a proposta dos jogos cooperativos, explicando que estes têm um enfoque diferente: o objetivo não é vencer o adversário, mas sim colaborar entre si para alcançar metas em conjunto.

O professor pode contextualizar a relevância dos jogos cooperativos, mencionando que eles são fundamentais não apenas na educação física, mas também na vida em sociedade, onde a colaboração é essencial para resolver problemas comuns.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode falar sobre festivais de jogos cooperativos que ocorrem em diversas partes do mundo e como isso promove a inclusão e a amizade entre as pessoas.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor inicia a aula revisando conceitos sobre jogos e esportes coletivos aprendidos em aulas anteriores. Isso pode ser feito através de uma dinâmica de perguntas e respostas, onde os alunos falam sobre suas experiências e aprendizados.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor apresenta a teoria sobre os jogos cooperativos, explicando que eles favorecem o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, e promovem um ambiente saudável e inclusivo.

É importante abordar exemplos de jogos cooperativos, como “Corrida de Obstáculos em Equipe”, “Construção de Torres com Materiais”, através de explicações sobre como essas atividades funcionam e de que maneira beneficiam o desenvolvimento dos alunos.

Durante a apresentação, o professor incentiva os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas expectativas para as atividades que serão realizadas.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Jogo de “Teia de Aranha”
Nesta atividade, os alunos formam uma roda e seguram uma corda esticada em círculo, criando uma rede. O desafio é que os alunos, um a um, atravessem a “teia”, sem tocar na corda, enquanto os demais ajudam com dicas e orientações.

Atividade 2: Criação de um Jogo Cooperativo
Os alunos se dividem em grupos e são desafiados a criar um jogo cooperativo utilizando materiais simples, como bolas, cordas e cones. Cada grupo deve elaborar as regras e o objetivo do jogo, visando sempre à colaboração entre os participantes.

Essas atividades permitem que os alunos vivenciem os conceitos aprendidos, desenvolvam habilidades de cooperação e sintam a importância do trabalho em equipe.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve conduzir uma discussão reflexiva. Pode perguntar o que os alunos acharam das atividades, como se sentiram ao cooperar e quais aprendizagens levarão para a vida.

Além das perguntas direcionadas, o professor pode solicitar que cada grupo compartilhe a ideia do jogo cooperativo que criaram e como isso promoveu a colaboração.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor deve pedir que os alunos escrevam em seus cadernos, durante um minuto, as respostas para as seguintes perguntas:

O que você aprendeu sobre cooperação hoje?
Como você pode aplicar esses conhecimentos na sua vida cotidiana?

Essa atividade ajuda a coletar feedback sobre a aula e a direcionar eventuais melhorias em futuras aulas.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor sugere que os alunos observem algum evento esportivo que enfoque a cooperação, como um jogo de vôlei ou basquete em equipe, e tragam para a próxima aula um exemplo de como os jogadores colaboraram entre si.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor faz um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância dos jogos cooperativos na formação de indivíduos mais colaborativos e solidários.

O professor pode conectar o tema aos Direitos Humanos e à BNCC, ressaltando que a educação física deve promover não só a saúde física, mas também o desenvolvimento social e emocional dos alunos.

Por fim, o professor incentiva os alunos a praticar os conceitos de colaboração não só durante as aulas, mas em sua vida cotidiana, visando a construção de um ambiente mais solidário e respeitoso.

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