Plano de Aula: 9º Ano de Português

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre a estrutura e as funções de um texto narrativo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar e analisar elementos narrativos, como personagens, enredo, ambiente e ponto de vista.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da elaboração de suas próprias narrativas, incentivando a expressão pessoal e a originalidade.
  • Promover a interpretação crítica e reflexiva de narrativas literárias, conectando textos a contextos sociais e históricos.

1.2. Secondary objectives:

  • Desenvolver habilidades de escrita e revisão, aprimorando a clareza e a coesão textual dos alunos.
  • Fomentar o trabalho colaborativo ao permitir que os alunos compartilhem suas histórias e ofereçam feedback aos colegas.
  • Estimular a oralidade, incentivando apresentacões que permitam aos alunos narrar suas histórias de forma envolvente.
  • Aprofundar a conexão com a BNCC ao engajar os alunos no desenvolvimento da competência de leitura e escrita, conforme previsto nas habilidades de Linguagens.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os conceitos abordados em aulas anteriores sobre “Gêneros Textuais”, especialmente focando na narrativa. O professor pode perguntar aos alunos sobre suas histórias ou books favoritos, criando um ambiente propício para o diálogo.

Em seguida, o professor deve introduzir o tema da aula: “Elementos da Narrativa”. É importante apresentar aos alunos a definição desses elementos e a sua importância na construção de um texto narrativo. Exemplos de obras literárias conhecidas podem ser citados para ilustrar o impacto dos elementos narrativos.

Após isso, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre autores famosos e suas narrativas, incentivando os alunos a se inspirarem. Fatos, como a forma como Carlos Drummond de Andrade usou a vivência cotidiana em suas poesias, podem ser mencionados para conectar a teoria à prática.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar a revisão perguntando aos alunos sobre os diferentes gêneros textuais que foram estudados, enfocando as características de uma narrativa. Isso pode ser feito através de um jogo de perguntas e respostas.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Nesta etapa, o professor deve explicar os principais elementos da narrativa: personagens, enredo, ambientação, conflito e ponto de vista. Exemplos serão apresentados através de trechos de livros ou contos curtos.

O professor deve incentivar a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas e promovendo debates sobre como esses elementos afetam a leitura e a compreensão de uma história. O uso de audiovisuais, como vídeos curtos sobre a estrutura de narrativas, pode enriquecer a apresentação.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criação de personagens

Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar um personagem original. Eles devem definir características físicas, psicológicas e sociais do personagem, considerando o papel que ele desempenhará na narrativa.

Atividade 2: Escrevendo o enredo

Após a criação dos personagens, cada grupo deve desenvolver um enredo curto que envolva seu personagem, utilizando os elementos narrativos discutidos. O professor pode fornecer um guia de estruturas de enredos para apoiar os alunos.

Os alunos devem apresentar suas narrativas para a turma, praticando a oralidade e o feedback construtivo.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as apresentações, o professor deve revisar o que foi aprendido, solicitando breves resumos de cada grupo sobre os elementos da narrativa que trabalharam. Perguntas direcionadas como “Qual foi o maior desafio ao criar seu enredo?” ajudam a refletir sobre o processo de escrita.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Ao final, o professor deve solicitar que os alunos escrevam em um papel respostas para as seguintes perguntas:

  • O que mais gostou na atividade de hoje?
  • O que poderia ser melhorado nas próximas aulas?

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve propor que os alunos escrevam uma narrativa curta de 200 a 300 palavras utilizando os elementos narrativos discutidos em aula. Devem ser orientados a trazer suas histórias para a próxima aula, onde poderão ser compartilhadas e discutidas.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância dos elementos da narrativa na construção de histórias envolventes. Deve-se recapitular os conceitos de personagens, enredo, ambiente, e conflito.

O professor pode sugerir leituras adicionais relacionadas a narrativas permitem que os alunos explorem diferentes estilos e autores, como “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga, ou contos de Rubem Alves.

Além disso, é imprescindível ressaltar como a prática da escrita pode aprimorar não apenas a redação, mas também o pensamento crítico e criativo dos alunos, preparando-os para diversas futuras experiências acadêmicas e pessoais.

Por fim, o professor deve encorajar os alunos a continuarem escrevendo e explorando suas narrativas, reafirmando que cada um tem a capacidade de contar histórias únicas.

Rate this post

Leave a Comment