Plano de Aula: Alfabetização e Letramento – 1º Ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

  1. Goals

    Time estimate: <10 - 15 minutos>

    • Main objectives:

      • Desenvolver a habilidade de leitura e escrita dos alunos, promovendo a compreensão e produção de textos simples.
      • Estimular o interesse pela leitura e a valorização do hábito de contar e ouvir histórias.
      • Reconhecer as letras do alfabeto e associá-las aos sons correspondentes, facilitando a formação de palavras.

    • Secondary objectives:

      • Fomentar a criatividade dos alunos por meio da produção de pequenas histórias, utilizando figuras e palavras-chave.
      • Incentivar o trabalho em grupo e a troca de ideias, valorizando a colaboração durante as atividades de escrita.
      • Promover a prática da escuta ativa, onde os alunos possam compartilhar suas produções textuais e receber feedback.
      • Desenvolver a habilidade de identificar e usar diferentes tipos de letras (maiúsculas e minúsculas) em contextos de leitura e escrita.

  2. Introduction

    Time estimate: <15 - 20 minutos>

    O professor deve iniciar a aula contando uma breve história que contenha elementos lúdicos, utilizando fantoches ou figuras para ilustrar os personagens. Após isso, deverá apresentar a importância da leitura e escrita na vida cotidiana, mostrando como esses elementos fazem parte da rotina de todos.

    Para estimular a curiosidade, o professor pode apresentar algumas letras do alfabeto de forma divertida, relacionando-as a objetos ou animais, utilizando recursos visuais que atraem a atenção dos alunos.

    Em seguida, o professor pode contextualizar a relevância do tema ao falar sobre como saber ler e escrever pode abrir portas para novas descobertas e aventuras.

  3. Development

    Time estimate: <50 - 60 minutos>

    1. Review of previous knowledge

      Time estimate: <10 - 15 minutos>

      O professor deve iniciar revisitanto letras já aprendidas, utilizando jogos interativos, como bingo, com letras do alfabeto. Isso reforça a memorização e o reconhecimento das letras.

    2. Presentation of the theory

      Time estimate: <15 - 20 minutos>

      O professor irá apresentar a relação entre letras e sons, utilizando o quadro para mostrar como as letras formam palavras. É interessante incluir exemplos de palavras simples que os alunos conhecem. O uso de cartazes e músicas que envolvam o alfabeto pode ser muito eficaz.

      Durante a explanação, é essencial a participação ativa dos alunos, onde podem cantar juntos uma música do alfabeto ou fazer sons de letras específicas.

    3. Practical activities

      Time estimate: <20 - 25 minutos>

      • Atividade 1: Caça-palavras de letras

        Nesta atividade, o professor disponibiliza um caça-palavras com letras do alfabeto que os alunos precisam encontrar. Este recurso auxilia na fixação do reconhecimento das letras.

      • Atividade 2: Criação de histórias em quadrinhos

        Os alunos são divididos em grupos e devem criar uma pequena história em quadrinhos utilizando figuras e palavras simples. Cada grupo apresentará sua produção para a classe. O uso de papel colorido e canetinhas vai incentivar a criatividade.

  4. Return

    Time estimate: <15 - 20 minutos>

    1. Learning Check

      Time estimate: <5 - 10 minutos>

      Após as atividades, o professor deve solicitar que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre letras e palavras. Perguntas como: “Qual letra você mais gosta?” ou “Qual foi a palavra mais divertida que você encontrou?” podem ajudar a promover a reflexão.

    2. Student feedback

      Time estimate: <5 - 10 minutos>

      Nesta parte, o professor pode pedir que os alunos escrevam em um papel:

      • Uma palavra que aprenderam hoje.
      • Uma coisa que eles gostariam de saber mais sobre a escrita.

  5. Homework

    Time estimate: <5 minutos>

    O professor poderá sugerir que os alunos, com a ajuda de seus pais, encontrem cinco objetos em casa que comecem com letras diferentes e escrevam suas descobertas em uma folha.

  6. Conclusion

    Time estimate: <10 - 15 minutos>

    Para concluir a aula, o professor deve reforçar a importância da leitura e escrita no dia a dia e como elas são fundamentais para a comunicação. É essencial recapitular os principais pontos discutidos, como a relação entre letras e sons e o estímulo à criatividade através da escrita.

    Em seguida, o professor pode sugerir que os alunos continuem engajados na leitura em casa, dando dicas de livros infantis apropriados, e reforçando o prazer que um bom book pode trazer.

    Por fim, deixar uma mensagem positiva sobre como cada um deles pode se tornar um grande leitor e escritor, incentivando-os a praticar cada vez mais.

Referência à BNCC: Este plano de aula atende aos objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente nas seguintes competências: (EF01LP01) e (EF01LP03) que tratam sobre a leitura e escrita em contextos significativos.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo