Plano de aula sobre a Independência do Brasil
1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>
1.1. Main objectives:
Introduzir o conceito de independência, contextualizando a importância histórica da Independência do Brasil para a formação da nação.
Fomentar a curiosidade das crianças sobre o passado, estimulando suas habilidades de observação e questionamento em relação à história do Brasil.
Desenvolver a empatia, permitindo que as crianças compreendam a luta e os desafios enfrentados pelos brasileiros na busca pela liberdade, explorando valores como coragem e resistência.
1.2. Secondary objectives:
Incentivar a criatividade das crianças por meio de atividades artísticas que representem a independência e seus símbolos.
Promover a colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo, desenvolvendo habilidades sociais e de trabalho em equipe.
Estimular a comunicação eficaz, permitindo que as crianças expressem suas ideias e sentimentos sobre a independência em atividades de dramatização e discussões.
Valorizar a diversidade cultural brasileira, apresentando personagens e histórias que fazem parte da trajetória da independência e que representam diferentes etnias e regiões do Brasil.
2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor pode exibir um mapa do Brasil e perguntar aos alunos se sabem onde se localiza o país e qual seu significado. Em seguida, fazer uma breve introdução sobre a época do Brasil colônia, questionando qual era a relação do Brasil com Portugal.
O professor deve apresentar a figura de Dom Pedro I e pedir que os alunos imaginem como teria sido viver naquele tempo e as emoções que poderiam estar presentes em um momento decisivo como a declaração de independência.
Para contextualizar a importância do tema, o professor pode contar uma história simplificada sobre o grito do Ipiranga, envolvendo as crianças e despertando sua curiosidade. É importante que o professor traga à tona curiosidades, como a data em que a independência foi proclamada (7 de setembro de 1822) e como isso influencia até hoje a identidade brasileira.
3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>
3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>
O professor deve revisar os conceitos de Brasil colônia, relacionando com a história que será abordada. Para isso, pode perguntar o que as crianças lembram sobre os portugueses e as primeiras formas de vida no Brasil, além de usar imagens e ilustrações para facilitar a lembrança.
3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>
Neste momento, o professor pode usar recursos visuais, como um quadro com imagens e figuras que representam a época da independência, incluindo Dom Pedro, o grito do Ipiranga e símbolos como a bandeira do Brasil.
O professor deve explicar de maneira simples a importância da independência, utilizando uma linguagem acessível e convidando os alunos a interagirem, perguntando o que sentem ao ver as figuras apresentadas.
Trilhas sonoras como o Hino Nacional podem ser utilizados para ampliar a experiência. O professor pode discutir brevemente o significado da letra e como a independência é celebrada hoje.
3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: Dramatização do Grito do Ipiranga
Os alunos serão convidados a encenar a cena do “Grito do Ipiranga”. Para isso, o professor pode dividir a turma em grupos, onde cada um representará uma parte da cena, como Dom Pedro, a multidão e os soldados. Essa atividade ajuda as crianças a vivenciarem e compreenderem a cena de forma lúdica.
Atividade 2: Criação de uma bandeira
As crianças podem criar a própria bandeira do Brasil utilizando materiais recicláveis, recortes de papel colorido e tintas. Depois de concluídas, cada criança apresentará sua bandeira e explicará os elementos que escolheu, permitindo um espaço para a expressão pessoal.
Essas atividades ajudarão os alunos a internalizarem o conceito de independência de maneira prática e divertida, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.
4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>
4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve solicitar que os alunos compartilhem suas experiências. Perguntas como “O que você sentiu ao representar Dom Pedro?” ou “Por que você escolheu esses elementos para sua bandeira?” ajudarão a reforçar o aprendizado e permitir que a turma reforce a compreensão sobre a independência.
4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>
O professor deve pedir que as crianças falem sobre o que aprenderam e o que mais gostaram nas atividades. Uma boa prática é usar post-its, onde cada aluno escreverá algo que aprendeu e um sentimento que tiveram durante a aula. O professor pode coletar esses post-its para avaliar o envolvimento da turma.
5. Homework
Time estimate: <5 minutos>
Para a tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos desenhem uma cena em que imaginam a independência do Brasil ou que em casa, contribuam com informações sobre o feriado do 7 de setembro, incluindo tradições familiares que envolvem comemorações.
6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>
Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, ressaltando o conceito de independência e os personagens importantes que participaram da história. Será uma oportunidade para reafirmar a importância desse tema na formação da identidade nacional e como a independência é celebrada nos dias de hoje.
O professor pode sugerir que as crianças observem em suas casas como a independência é vista no ambiente familiar e nas tradições. Por fim, deverá reforçar como cada um pode compartilhar e celebrar a história de seu país, convidando as crianças a pensarem sobre seus diálogos sobre a vida no Brasil.