Plano de Aula: Sítio do Seu Lobato na Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Apresentar o livro “Sítio do Picapau Amarelo”, destacando a importância da literatura infantil no desenvolvimento da imaginação e criatividade das crianças.
  • Promover a compreensão de conceitos como amizade, respeito às diferenças e valorização da cultura brasileira através das histórias e personagens do livro.
  • Estimular a linguagem oral e escrita, incentivando a expressão dos alunos por meio da narração de histórias e leitura coletiva.

1.2. Secondary objectives:

  • Desenvolver habilidades sociais nos alunos, estimulando o trabalho em grupo e a empatia ao discutirem sobre as vivências dos personagens.
  • Estimular a criatividade através da dramatização de cenas do book, permitindo a expressão artística.
  • Fomentar o gosto pela leitura, mostrando como a literatura pode ser divertida e educativa.
  • Conectar os conteúdos literários com outras áreas do conhecimento, como arte e história.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Iniciaremos a aula apresentando o autor Monteiro Lobato e a importância das suas obras na literatura infantil brasileira. O professor pode realizar uma breve conversa sobre o que as crianças já conhecem do “Sítio do Picapau Amarelo” e seus personagens.

Para conectar as histórias do livro com a realidade, o professor pode perguntar: “Que personagens vocês conhecem do Sítio? O que eles fazem?” Essa ação faz com que as crianças ativem seus conhecimentos prévios e aumentem a expectativa pela aula.

O professor pode contar uma breve história sobre um dos personagens, como a Emília, destacando uma de suas aventuras, o que criará um clima de curiosidade e emoção.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode iniciar com uma roda de conversa para revisar os personagens já discutidos em aulas anteriores, utilizando imagens do livro e perguntando qual é o favorito de cada um e por quê.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Na apresentação, o professor pode ler um trecho da história onde os personagens estão interagindo em um problema, explicando a importância da amizade e da resolução de conflitos. O professor deve fazer pausas na leitura para questionar as crianças sobre as emoções dos personagens e o que elas fariam nas mesmas situações.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Dramatização de uma cena

As crianças serão divididas em grupos e escolherão uma cena do livro para dramatizar. O professor deve oferecer acessórios simples para representar os personagens e o ambiente. Após as apresentações, os grupos podem discutir o que aprenderam com a experiência.

Atividade 2: Contação de histórias

Os alunos poderão criar suas próprias histórias inspiradas em “Sítio do Picapau Amarelo”. Eles devem desenhar suas histórias em papel e depois compartilhar com a turma, estimulando a fala e a escuta.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode perguntar: “Quais são os valores que aprendemos com os personagens hoje?” Isso ajudará a revisar os conceitos trabalhados nas atividades.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos podem escolher uma atividade favorita do dia e explicar por que gostaram. Isso permitirá ao professor avaliar o entendimento e o interesse demonstrado.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode solicitar que os alunos desenhem seu personagem favorito do “Sítio do Picapau Amarelo” e escrevam uma ou duas frases sobre o que ele faria em uma nova aventura. Essa tarefa serve para reforçar os conceitos da aula de forma lúdica.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve encerrar a aula fazendo um resumo dos conceitos trabalhados, ressaltando a importância da amizade e valores como respeito e empatia que podem ser encontrados nas histórias de Lobato.

O professor poderá sugerir que as crianças compartilhem suas histórias com suas famílias, para que possam promover o hábito da leitura em casa. Além disso, recomenda-se discutir a importância da cultura brasileira e como ela diversifica as histórias que ouvimos e contamos.

Por fim, é essencial que o professor reforce que, assim como os personagens, as crianças também podem ser criativas em suas vidas e que a imaginação é uma ferramenta poderosa para resolver problemas.

BNCC: Esta aula está alinhada à BNCC, principalmente com as competências gerais que visam a valorização da cultura, a promoção de uma atitude crítica em relação à realidade, e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo