Plano de aula: produção de texto – 3º ano fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Time estimate: <10 - 15 minutos

1.1. Main objectives:

  • Habilitar os alunos a estruturarem e organizarem suas ideias de forma clara e coerente em um texto escrito.
  • Desenvolver a habilidade de revisão e reescrita, promovendo a autoavaliação e a melhoria contínua do texto.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na produção de narrativas, permitindo que expressem suas particularidades e conhecimentos sobre o mundo ao redor.

1.2. Secondary objectives:

  • Promover a leitura crítica de textos para identificar diferentes estilos e estruturas textuais.
  • Desenvolver competências de trabalho em grupo, através de atividades colaborativas de escrita.
  • Fomentar a apreciação da diversidade cultural através da produção literária e do compartilhamento de histórias pessoais.
  • Estimular a utilização de recursos diferentes (ilustrações, onomatopeias, etc.) que enriqueçam os textos produzidos.

2. Introduction

Time estimate: <15 - 20 minutos

Para começar a aula, o professor revisará os conceitos de narrativa e estrutura de texto abordados em aulas anteriores. A ideia é relembrar os alunos sobre como um texto pode ser organizado em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Em seguida, serão apresentados exemplos de pequenos contos e histórias. O professor pode fazer perguntas como: “Qual é a parte que mais chamou sua atenção?” e “Como você acha que o autor fez para contar essa história?”.

O professor também pode contextualizar a importância da escrita na comunicação do dia a dia, ressaltando como ela pode ser divertida e expressiva. Uma curiosidade sobre escritores famosos pode ser trazida, como a história de como J.K. Rowling, autora de Harry Potter, começou a escrever em lugares inusitados.

3. Development

Time estimate: <50 - 60 minutos

3.1. Review of previous knowledge

Time estimate: <10 - 15 minutos

O professor conduzirá uma breve revisão sobre os principais elementos de uma narrativa: personagens, cenário, conflito e desfecho, utilizando exemplos de contos conhecidos.

3.2. Presentation of the theory

Time estimate: <15 - 20 minutos

O professor apresentará a teoria centrada na produção de textos, ressaltando a importância da escolha de palavras e da construção de frases para transmitir a mensagem desejada. Serão abordadas as técnicas de início de parágrafo e como criar um clímax na história.

Durante a apresentação, os alunos serão incentivados a fazer perguntas e compartilhar suas experiências com a escrita de histórias.

3.3. Practical activities

Time estimate: <20 - 25 minutos

Activity 1: Criação de uma história em grupo

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma história coletiva, utilizando um quadro branco ou cartolina para organizar suas ideias. Cada grupo deve se concentrar na construção de personagens, no cenário e no conflito da história.

Activity 2: Reescrita e ilustração

Após a finalização das histórias em grupo, cada aluno terá a oportunidade de reescrever a sua parte, focando na melhoria do texto. Eles também devem criar uma ilustração que complemente a narrativa, incentivando a integração entre texto e imagem.

4. Return

Time estimate: <15 - 20 minutos

4.1. Learning Check

Time estimate: <5 - 10 minutos

O professor conduzirá uma discussão em sala para que os grupos compartilhem suas histórias. Perguntas como: “O que vocês aprenderam sobre a estrutura do texto durante a atividade?” e “Quais dificuldades encontraram na hora de criar a narrativa?” serão feitas para fomentar a reflexão.

4.2. Student feedback

Time estimate: <5 - 10 minutos

Os alunos deverão escrever em papeis as três coisas que mais gostaram da atividade e uma pergunta que ainda têm sobre produção de texto. Isso ajudará o professor a entender o nível de entendimento da turma e identificar pontos que podem ser aprofundados em futuras aulas.

5. Homework

Time estimate: <5 minutos

O professor pedirá que cada aluno escreva em casa uma breve narrativa sobre um tema à sua escolha. Ele deve incluir os elementos discutidos na aula e uma ilustração que complemente o texto. As narrativas serão compartilhadas na próxima aula.

6. Conclusion

Time estimate: <10 - 15 minutos

Para concluir, o professor fará uma recapitulação dos principais aprendizados da aula, enfatizando a importância da estrutura narrativa e da criatividade na redação. Serão revisados os conceitos de introdução, desenvolvimento e conclusão, reforçando a conexão entre a teoria e a prática através das atividades realizadas.

Como sugestão para estudos posteriores, o professor pode indicar books de contos infantis e sites que incentivam a escrita criativa. Ele também reforçará a ideia de que a escrita é uma ferramenta poderosa para expressar pensamentos, sentimentos e histórias, podendo impactar as vidas das pessoas ao nosso redor.

Por fim, o professor lembrará aos alunos que, ao contarem suas histórias, eles estão não apenas se divertindo, mas também se tornando contadores de histórias, um papel importante na sociedade.

Rate this post

Leave a Comment