Plano de aula: educação física – 3º ano – Ensino Fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula: Educação Física – 3º ano do Ensino Fundamental

1. Objectives
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

Promover o desenvolvimento da coordenação motora por meio de atividades que envolvam movimentos de correr, saltar e lançar.

Fomentar a importância da prática de atividades físicas para a saúde e o bem-estar das crianças, incentivando hábitos saudáveis desde cedo.

Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos através de jogos e brincadeiras coletivas.

1.2. Secondary objectives:

Desenvolver habilidades de comunicação verbal e não verbal durante as atividades em grupo.

Possibilitar que os alunos reconheçam as regras do jogo e a importância de respeitá-las.

Valorizar a diversidade corporal e as diferentes habilidades dos alunos, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.

Criar oportunidades para que os alunos expressem suas emoções e pensamentos através do movimento.

2. Introduction
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve começar a aula com uma breve apresentação sobre a importância da atividade física para a saúde. Ele pode perguntar aos alunos o que eles entendem por “atividade física” e como ela pode impactar suas vidas.

Após essa conversa inicial, o professor pode apresentar um jogo que será utilizado durante a aula, como “Queimada” ou “Corrida de revezamento”. Para despertar o interesse, pode-se contar a história de como esses jogos são praticados em várias partes do mundo e a forma como eles ajudam a desenvolver habilidades físicas e sociais.

Por fim, o professor deve ressaltar a importância do respeito às regras e aos colegas durante a prática esportiva, alinhando essa discussão aos valores da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente os relacionados ao desenvolvimento de uma cidadania ativa e ao respeito à diversidade.

3. Development
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode iniciar essa parte revisando alguns conceitos básicos que os alunos aprenderam em aulas anteriores, como movimentos básicos (correr, saltar, girar) e suas aplicações em jogos e brincadeiras. Um breve quiz ou uma discussão em grupo pode ser uma forma interessante de relembrar esses conceitos de maneira lúdica.

3.2. Presentation of the theory
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Nesse momento, o professor deve explicar sobre a importância dos exercícios físicos para o corpo e a mente, utilizando exemplos que as crianças possam compreender, como a relação entre atividade física e boas noites de sono, por exemplo. Pode-se falar também sobre a importância da hidratação e da alimentação saudável para o desempenho nas atividades.

O professor deve sempre incentivar a participação dos alunos, fazendo perguntas e promovendo uma conversa interativa durante essa explanação.

3.3. Practical activities
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Jogo de Queimada
Os alunos serão divididos em duas equipes, e o objetivo do jogo é eliminar os jogadores da equipe adversária tocando-os com uma bola. Essa atividade promove a agilidade, o trabalho em equipe e o respeito às regras estipuladas. O professor deve observar a dinâmica do jogo, garantindo que todos participem.

Atividade 2: Corrida de revezamento
Formar grupos de alunos que irão se revezar em uma corrida de 50 metros. Cada membro da equipe deve correr e entregar o bastão para o próximo, o que incentiva a colaboração e a superação. Essa atividade também pode ser transformada em uma competição amigável.

Essas atividades práticas permitirão que os alunos coloquem em prática o que aprenderam e vivenciem o caráter lúdico da educação física.

4. Return
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor pode promover uma roda de conversa, onde cada aluno é convidado a compartilhar o que mais gostou nas atividades e o que aprendeu sobre a importância do exercício físico. Perguntas como “Como você se sentiu jogando?” ou “O que você aprendeu sobre trabalho em equipe?” são boas maneiras de refletir sobre o aprendido.

4.2. Student feedback
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos podem ser encorajados a escrever em um papel ou compartilhar oralmente um aspecto positivo das atividades e um ponto a melhorar. Isso ajudará o professor a entender a eficácia da aula e a ajustar as próximas.

5. Homework
Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos realizem uma atividade física em casa, como jogar uma bola ou fazer uma caminhada com a família. Eles devem trazer um relato ou desenhar sobre a experiência que tiveram, reforçando a conexão entre a teoria e a prática fora da escola.

6. Conclusion
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, refletindo sobre como a atividade física é importante para o desenvolvimento saudável das crianças. Ele pode destacar a importância do respeito às regras, o trabalho em equipe e como o movimento pode ser prazeroso e divertido.

Além disso, o professor deve incentivar os alunos a continuarem praticando atividades físicas de forma regular, conectando assim os aprendizados da aula à sua rotina diária e enfatizando o papel da educação física na formação de um cidadão saudável e ativo.

O professor pode também recomendar que os alunos assistam vídeos ou leiam books sobre esportes e atividades físicas que estimulem ainda mais o interesse pela prática esportiva.

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