Plano de aula: educação física – 4º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Estimular a prática de atividades físicas e sua importância para a saúde e bem-estar dos alunos.
  • Desenvolver habilidades motoras e a coordenação através de jogos e exercícios em grupo.
  • Promover valores como o trabalho em equipe e o respeito às regras, incentivando a cooperação.

1.2. Secondary objectives:

  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação de jogos e atividades físicas.
  • Explorar a diversidade de atividades físicas que podem ser realizadas coletivamente.
  • Desenvolver habilidades de liderança e comunicação durante as atividades propostas.
  • Possibilitar a reflexão sobre a importância de manter um estilo de vida ativo e saudável.
  • Encorajar a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve fazer uma breve revisão sobre os benefícios da atividade física, relembrando conceitos de aulas anteriores, como a importância do aquecimento e do alongamento. Isso garantirá que os alunos estejam prontos para a prática.

O professor pode levantar questões como: “Por que é importante praticar esportes?” e “Quais atividades vocês mais gostam de fazer?” Isso ajuda a conectar a matéria com as experiências dos alunos.

Para tornar a introdução mais envolvente, o professor pode compartilhar curiosidades sobre atletas brasileiros famosos ou dialogar sobre esportes praticados nas Olimpíadas.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode começar revisando aspectos importantes da aula anterior, como a educação para o esporte e a importância do trabalho em equipe, promovendo um diálogo aberto e interativo.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor apresenta então os conceitos-chave de atividades físicas, explicando diferentes formas de exercício e sua influência no corpo e na mente. Deve enfatizar como a prática regular ajuda na saúde, no controle de peso e na prevenção de doenças.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Circuito de habilidades

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e irão passar por um circuito com estações que envolvem diferentes habilidades motoras, como saltos, corridas, arremessos e dribles. O objetivo é completar o circuito no menor tempo possível, promovendo o espírito de competição saudável.

Atividade 2: Criação de um Jogo

Os alunos, em grupos, deverão criar um jogo novo, utilizando elementos de esportes já conhecidos. Devem apresentar as regras e realizar uma demonstração para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de reforçar a compreensão das regras.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar os aprendizados, fazendo perguntas como: “Como a prática de atividades físicas pode ajudar na nossa saúde?” e “Quais habilidades vocês sentiram que melhoraram durante o circuito?”

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos devem escrever uma coisa que aprenderam e outro aspecto que gostariam de explorar mais sobre atividades físicas. Isso permite que o professor entenda o que funcionou e onde pode haver necessidade de aprofundamento.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode solicitar aos alunos que façam uma lista de atividades físicas que praticam fora da escola e que expliquem como essas atividades contribuem para a sua saúde e bem-estar. Isso reforça o que foi ensinado em aula.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Na conclusão, o professor irá relembrar os conceitos abordados na aula, destacando a importância da inclusão de atividades físicas em nosso dia a dia. Deve enfatizar que a atividade física não só melhora a saúde física, mas também é uma maneira excelente de fazer amigos e aprender a trabalhar em equipe.

O professor pode também sugerir a prática de esportes após a aula, ressaltando que há diversas opções que podem ser divertidas e saudáveis. Além disso, é uma forma de os alunos aplicarem os conceitos de colaborações e respeito trazidos em sala.

Por fim, deve-se reforçar que a prática de educação física é um assunto relevante e que cada um pode contribuir para uma vida mais saudável, através de escolhas e hábitos conscientes.

Rate this post

Leave a Comment