Plano de aula: sobre divisão – 4º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula sobre Divisão – 4º Ano

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Proporcionar aos alunos a compreensão fundamental do conceito de divisão, suas operações e aplicações práticas no cotidiano.
– Desenvolver habilidades para resolver problemas de divisão de maneira eficaz e autônoma, estimulando o raciocínio lógico.
– Apresentar a relação da divisão com outras operações matemáticas, ampliando a visão dos alunos sobre a matemática como um todo.

1.2. Secondary objectives:

– Fomentar o trabalho em grupo, promovendo a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos durante as atividades práticas.
– Incentivar a curiosidade e o interesse dos alunos em aprender mais sobre matemática, mostrando como a divisão é utilizada em diversas situações do dia a dia.
– Estimular a habilidade de explicação e defesa de raciocínios matemáticos, dando aos alunos confiança para compartilhar suas soluções e pensamentos.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve relembrar brevemente os conceitos de multiplicação e as suas relações com a divisão. Para isso, pode apresentar uma operação simples de multiplicação e perguntar aos alunos qual seria a operação inversa, introduzindo assim o conceito de divisão.

Em seguida, o professor pode apresentar uma situação-problema relacionando a divisão ao mundo real. Por exemplo, questionar: “Se temos 12 maçãs e queremos dividir igualmente entre 3 amigos, quantas maçãs cada um recebe?”. Isso deixará claro que a divisão é uma ferramenta útil e necessária.

Por fim, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a divisão, como sua importância em contextos financeiros e na distribuição de recursos, para manter o interesse dos alunos cativado.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve iniciar revisando conceitos que suportam a divisão, como adição, subtração e multiplicação. Isso pode ser feito através de um quiz rápido ou de um jogo interativo que explore a relação entre as operações.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Após a revisão, o professor deve explicar a definição de divisão, os termos relacionados, como divisor, quociente e dividendo, e ilustrar como esses componentes se inter-relacionam através de exemplos simples.

A apresentação deve incluir diferentes tipos de divisão, como a divisão exata e a divisão com resto. Recursos visuais, como desenhos e recursos interativos, podem ser usados para facilitar a compreensão.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Divisão com objetos
Nesta atividade, os alunos trabalharão em grupos e utilizarão objetos (como tampinhas ou blocos) para representar a divisão. O professor distribuirá 20 objetos e pedirá para que os grupos realizem diferentes divisões (por exemplo, 20 dividido por 4) e relatem quantos objetos cada grupo teria. Isso permitirá que os alunos visualizem a divisão de forma prática.

Atividade 2: Problemas de palavras
O professor fornecerá uma série de problemas de palavras que envolvem divisão para que os alunos resolvam em duplas. Isso ajudará os alunos a aplicar o que aprenderam e incentivará a discussão sobre as diferentes abordagens para resolver os problemas.

Essas atividades práticas ajudam os alunos a conectar conceitos teóricos com situações do dia a dia e incentivam a colaboração e o pensamento crítico.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar os conceitos de divisão abordados e pedir que cada grupo compartilhe seus resultados e raciocínios. Perguntas podem incluir: “Como vocês dividiram os objetos?” e “Por que a resposta faz sentido?”.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Em seguida, o professor solicitará feedback aos alunos sobre a aula. Para isso, eles podem escrever em um pedaço de papel qual foi a parte mais interessante e o que ainda tem dúvidas sobre o tema. Isso ajudará o professor a entender a eficácia da aula e onde pode haver falta de compreensão.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor pode sugerir uma lista de exercícios sobre divisão, onde os alunos devem resolver problemas de divisão e criar suas próprias situações-problema, estimulando a prática em casa.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos sobre a divisão, reiterando sua importância e suas aplicações na vida cotidiana. O professor destacará que a divisão é uma habilidade essencial não apenas nas matemáticas, mas em diversas áreas da vida.

Além disso, o professor pode sugerir que os alunos busquem exemplos de divisão em seu dia a dia, como em compras ou na repartição de tarefas, para reforçar o aprendizado prático.

Por fim, o professor lembrará aos alunos que a compreensão da divisão abre portas para a aprendizagem de conceitos mais complexos que serão abordados ao longo do ano. Reforçando que todos podem se tornar bons em matemática, com prática e envolvimento.

Rate this post

Leave a Comment